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    Dia das Mães: expectativa de faturamento 79% maior em bares e restaurantes

    Pesquisa da Abrasel mostrou que entre os estabelecimentos otimistas, 30% esperam um aumento de faturamento entre 11% e 30%. Apesar do crescimento, os empresários do setor ainda sofre com dívidas.

    Isabelle Salemeda CNN , em São Paulo

    Uma pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou uma expectativa de aumento de 79% no faturamento dos bares e restaurantes neste domingo de Dia das Mães em relação aos outros domingos. Já para 14% das empresas, o faturamento não deve apresentar alteração em relação ao ano anterior e 7% esperam queda nas vendas.

    O levantamento consultou empresas de todos os portes e regiões do país e revelou que, entre os estabelecimentos otimistas, 30% esperam um aumento de faturamento entre 11% e 30%, enquanto outros 30% esperam um crescimento menos expressivo, de até 10%.

    “O Dia das Mães é uma das duas datas mais importantes para o nosso setor, junto com o Dia dos Namorados. O otimismo é grande em aumentar o faturamento, mas com os pés no chão. Ainda estamos em uma situação crítica, com muitos estabelecimentos operando sem lucro mês após mês”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

    Situação do setor

    Apesar de haver expectativa de crescimento para uma das datas mais importantes do ano para o comércio, a pesquisa verificou um número ainda alto de empresas do setor com prejuízo, de 27%.

    Além disso, 68% dos donos de estabelecimentos contrataram empréstimos. Sendo que a inadimplência chega a 28% entre os que adotaram as linhas regulares de crédito e a 16% entre os que aderiram ao Pronampe, taxa bem acima da média do programa, que é de 4,3%.

    Hoje, 41% das empresas estão com pagamentos em atraso. A maior parte das dívidas diz respeito a impostos federais (76%).

    Retração do comércio

    Se por um lado o setor de bares e restaurantes espera um crescimento no faturamento, o volume de vendas do comércio em geral para o Dia das Mães deve diminuir, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

    Os R$ 13,17 bilhões esperados para a data em 2023 representam uma retração de 4,1% em relação à movimentação financeira observada no ano passado. O melhor resultado de vendas deve ser nos setores de vestuário, calçados e acessórios.

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