Austrália aumenta gastos para melhorar os laços com países vizinhos e fortalecer defesa
O segundo orçamento do primeiro-ministro Anthony Albanese prometeu US$ 1,3 bilhão nos próximos cinco anos para expandir o envolvimento com as nações do Pacífico
A Austrália anunciou na terça-feira (9) que gastará bilhões de dólares para melhorar os laços com os países vizinhos do Pacífico e fortalecer suas capacidades de defesa, enquanto procura conter a crescente influência estratégica da China na região.
O segundo orçamento do primeiro-ministro Anthony Albanese desde que seu governo trabalhista de centro-esquerda foi eleito em maio do ano passado prometeu 1,9 bilhão de dólares australianos (US$ 1,3 bilhão) nos próximos cinco anos para expandir o envolvimento com as nações do Pacífico.
“O governo de Albanese está entregando um pacote transformador de apoio ao Pacífico, para responder às prioridades do Pacífico e garantir nossos interesses compartilhados em uma região pacífica, próspera e resiliente”, afirmou o governo em comunicado.
Do valor total, 1,4 bilhão de dólares australianos serão gastos na expansão do envolvimento de defesa da Austrália no Pacífico nos próximos quatro anos e no fortalecimento da segurança na região.
Cerca de 114 milhões de dólares australianos irão para o apoio à arquitetura regional, enquanto 300 milhões irão para os esquemas de trabalho entre o Pacífico e a Austrália nos próximos quatro anos.
Canberra tem buscado construir suas capacidades de defesa em meio a preocupações com o aumento das tensões geopolíticas globais e a crescente influência da China entre as nações insulares do Pacífico.