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    Ryanair faz maior encomenda de aviões para Boeing em acordo de US$ 40 bilhões

    Maior companhia de baixo custo da Europa disse que a compra ajudará a aumentar o número de passageiros de 168 milhões no ano até março de 2023 para 300 milhões até março de 2034

    Hanna Ziadyda CNN

    A Ryanair concordou em comprar 150 novas aeronaves Boeing 737-10 e mais 150 foram assumidas como opção, fechando o maior pedido já feito por uma empresa irlandesa de produtos manufaturados nos Estados Unidos.

    O acordo vale US$ 40 bilhões a preços de tabela, disse a Ryanair em um comunicado nesta terça-feira (9), que não continha nenhuma das fortes críticas que o CEO Michael O’Leary já havia feito à Boeing por causa de atrasos na entrega de aeronaves encomendadas pela companhia aérea.

    O preço das ações da Boeing subiu mais de 3% em Nova York. A Ryanair subiu 2%.

    Os aviões, os maiores da Boeing 737 Max, serão entregues entre 2027 e 2033. A maior companhia de baixo custo da Europa disse que a compra ajudará a aumentar o número de passageiros de 168 milhões no ano até março de 2023 para 300 milhões até março de 2034.

    “Este novo pedido permitirá à Ryanair oferecer um crescimento sustentado do tráfego e do turismo com tarifas mais baixas (e menores emissões por voo) em todos os países europeus onde a Ryanair continua a liderar a recuperação pós-Covid de tráfego, turismo e empregos”, acrescentou a Ryanair.

    A companhia aérea de baixo custo se recuperou da pandemia mais rapidamente do que grande parte da indústria da aviação, aumentando sua participação no mercado à medida que vários concorrentes faliam ou reduziam suas frotas e capacidade de passageiros.

    A Ryanair registrou lucro recorde nos três meses até 31 de dezembro, depois de aumentar as tarifas aéreas em 14% em comparação com o nível pré-pandêmico. Ele reportará os ganhos do ano inteiro em 22 de maio.

    Ryanair e Boeing em melhores condições

    Na terça-feira, O’Leary disse que a transportadora estava “satisfeita em assinar este pedido recorde de aeronaves”, para “aeronaves maiores, mais eficientes e mais ecológicas”.

    No ano passado, o franco chefe da companhia aérea interrompeu as negociações com a Boeing sobre uma disputa de preços e descreveu a administração da fabricante de aviões como “frangos sem cabeça” em críticas contundentes e profanas aos atrasos na entrega.

    Questionado durante uma entrevista na CNBC na terça-feira se ele se arrependia desses comentários, O’Leary disse que não, embora tenha acrescentado: “Eu frequentemente tiro a boca, nem sempre com precisão”.

    “Isto é um pouco como um casamento. Temos brigas ocasionais, brigamos ocasionalmente, mas nos beijamos, fazemos as pazes e depois eu pago.”

    Na mesma entrevista, o CEO da Boeing, Dave Calhoun, disse que concordava com as críticas anteriores de O’Leary.

    “Ele foi claro. Suas emoções mostraram”, disse ele. “Essa foi uma mensagem incrivelmente importante para a empresa Boeing ouvir, para eu ouvir, para nossa equipe em Seattle ouvir.”

    Em entrevista coletiva na terça-feira, O’Leary disse que a Boeing fez um progresso significativo na recuperação, segundo a Reuters. Sobre os preços, o CEO da Ryanair disse: “No nosso ponto de vista, nunca será barato o suficiente e, na visão da Boeing, é sempre barato demais”.

    A transação estará sujeita à aprovação dos acionistas na reunião anual da Ryanair em setembro. A Ryanair é um dos maiores clientes da Boeing, com mais de 600 aviões em sua frota ou encomendados, segundo seu site.

    O acordo é uma rara boa notícia para a Boeing, que tem lutado para se recuperar de dois acidentes fatais envolvendo a aeronave 737 Max. A fabricante de aviões registrou apenas um trimestre lucrativo desde que o 737 Max foi suspenso por 20 meses a partir de março de 2019.

    A Boeing ficou muito atrás da rival Airbus nas vendas dos jatos de corredor único que dominam o mercado de aviões comerciais. Mas também teve problemas no segmento de jatos widebody, onde é mais competitivo.

    Ela teve que interromper as entregas do 787 Dreamliner por mais de um ano devido a problemas de controle de qualidade e atrasar o desenvolvimento final de sua mais nova aeronave de fuselagem larga, o 777X, que agora não estará pronto até pelo menos 2025.

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