À CNN, ministro cita Light e diz que processos de renovação não deveriam incluir empresas sem “eficiência de gestão”
Light vem travando disputas judiciais nos últimos meses para suspender o pagamento de partes de suas obrigações financeiras
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em entrevista à CNN nesta segunda-feira (8) que distribuidoras de energia sem “eficiência de gestão” não deveriam participar do processo de renovação de concessões. Em sua fala, ele mencionou a Light, que presta serviços no Rio de Janeiro.
“Não podemos permitir que empresas que não têm eficiência de gestão continuem participando de processos de renovação ou que busquem exclusivamente as soluções desses processos nos corredores da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] e do ministério de Minas e Energia, e a Light é um exemplo disso”, apontou.
“A Light não vem apresentando ao Ministério respostas à altura, com relação a sua eficiência administrativas”, completou.
A empresa vem travando disputas judiciais nos últimos meses para suspender o pagamento de partes de suas obrigações financeiras.
O governo deve divulgar em breve o modelo para renovação das concessões de distribuidoras de energia elétrica. Pelo menos duas dezenas de contratos no setor vencem até 2030. Juntas, elas têm faturamento anual de quase R$ 100 bilhões e representam 62% do mercado nacional.
“Eu acredito em um modelo que não tenha onerosidade — ou seja, em que não seja cobrado um ônus de outorga para essas renovações —, mas que seja cobrada a ampliação do volume de investimentos e da qualidade do serviço prestado aos brasileiros e brasileiras”, disse o ministro.
O Tribunal de Contas da União (TCU) tem cobrado uma definição sobre o futuro dessas concessões, que abrangem 57 milhões de unidades consumidoras no país.
Procurada pela CNN, a Light disse que não irá comentar as declarações do ministro Alexandre Silveira.
“A Light tem hoje um dos melhores níveis de serviço do Brasil: encerrou 2022 como a 2ª melhor distribuidora do país em Frequência Equivalente de Interrupção de Origem Interna por Unidade Consumidora (FECi) e a 4ª melhor no Duração Equivalente de Interrupção de Origem Interna por Unidade Consumidora (DECi), dentre aquelas com mais de 1 milhão de clientes, segundo a Aneel. A empresa está em dia com todas as suas obrigações fiscais e intrasetoriais”, diz a nota da companhia de energia.