Corinthians perde para o Independiente Del Valle na estreia de Luxemburgo
Time paulista é dominado pelos equatorianos e se complica na Copa Libertadores
O Corinthians conheceu sua segunda derrota consecutiva na Copa Libertadores nesta terça-feira (2). O Timão recebeu o Independiente Del Valle dentro de casa e perdeu por 2 a 1, pelo Grupo E da competição continental.
O Timão saiu atrás no placar ainda no primeiro tempo e conseguiu reagir antes do intervalo, quando empatou o marcador. Na volta para o segundo tempo, porém, um erro individual de Maycon custou o placar para a equipe do Parque São Jorge.
Agora, o Timão foca suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira, o Corinthians recebe o Fortaleza, na Neo Química Arena, pela quarta rodada da competição nacional.
Duelo tático
Os primeiros minutos do jogo foram bastante movimentados, muito pelas propostas adotadas pelas equipes. Paciente, o Independiente Del Valle segurou a bola por mais tempo, aguardando espaços na defesa corintiana. Pelo lado alvinegro, muita velocidade nos contragolpes.
Logo nos primeiros minutos, o Corinthians criou duas bos chances. Na primeira, Róger Guedes ficou cara a cara com Ramírez e bateu de letra, para defesa do goleiro. Logo depois, em escanteio, Murillo testou no travessão.
E foi justamente em uma construção mais lenta que o Del Valle conseguiu abrir o marcador em Itaquera. Aos 21 minutos, Lautaro Díaz infiltrou a área pelo lado esquerdo e bateu de canhota, com muita força, sem chances para Cássio.
Foram ao menos 10 minutos de domínio equatoriano até o Corinthians esboçar alguma resposta. Pela direita, Adson lançou Yuri Alberto em velocidade, que infiltrou, trouxe para a perna direita e bateu na rede pelo lado de fora.
A estrela do artilheiro
No momento de maior apatia do Corinthians no jogo, brilhou a estrela do principal destaque da equipe na temporada. Pela direita, Adson costurou a marcação e deixou Róger Guedes cara a cara com Ramírez para igualar o placar.
Este foi o 14º gol de Róger Guedes em 21 jogos na atual temporada. O camisa 10 do Corinthians é o artilheiro da equipe em 2022, com dez gols de diferença para Yuri Alberto, segundo colocado no quesito.
A diferença entre os dois ficou próxima de diminuir minutos depois. Fagner fez bela jogada pela direita e cruzou rasteiro para Yuri Alberto marcar, mas o camisa 9 estava em posição de impedimento.
Bom retorno! Até que…
O Corinthians mostrou bastante volume ao retornar para o segundo tempo. Inversões de jogo, chances criadas e uma marcação bastante agressiva. Em uma distração, porém, o roteiro mudou: Maycon tentou recuar para Cássio, deu nos pés de Lautaro Díaz e o centroavante recolocou o Del Valle na frente.
Abalado com o gol sofrido, o Corinthians remoeu ainda mais minutos depois. Pela direita, Alcívar trouxe para o meio e bateu colocado, no ângulo, sem chances para Cássio. O gol, porém, foi anulado por impedimento.
Gestos, tomadas de decisões e expressões faciais: foram vários os indícios de um Corinthians pouco controlado emocionalmente. A semana do clube, é bem verdade, passou longe de ser das mais tranquilas.
A irritação, porém, ganhou ainda mais força com os erros individuais da equipe. O principal deles, de Maycon, que rendeu o segundo gol equatoriano na partida.
CORINTHIANS 1 X 2 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu; Fausto Vera (Matheus Araújo), Giuliano (Paulinho) e Maycon (Du Queiroz); Adson (Romero), Róger Guedes e Yuri Alberto (Pedro) Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Independiente Del Valle: Ramírez; Carabajal, Schunke, Basso; Fernández, Pellerano, Alcívar, Ortíz, Cortez; Lautaro Díaz (Kendry Paez) e Michael Hoyos (Rodríguez) Técnico: Martín Anselmi
Gols: Lautaro Días (21 min 1ºT e 7 min 2ºT); Róger Guedes (35 min 1ºT)
Cartões amarelos: Pellerano e Carabajal, do Del Valle; Paulinho, Adson e Fausto Vera, do Corinthians.
Motivo: 3ª rodada do Grupo E da Copa Libertadores
Data e horário: 2 de maio de 2023 (terça-feira), às 21h00 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Jose Retamal (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
VAR: Manuel Vergara (CHI)