Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Começa apuração dos votos no Paraguai: pesquisa aponta empate técnico

    Levantamento do Instituto AtlasIntel realizado na tarde deste domingo (30), antes do encerramento da votação, mostra uma pequena vantagem para o oposicionista Efraín Alegre

    Da CNN , em São Paulo

    Os paraguaios foram às urnas neste domingo (30) para eleger seu presidente e vice-presidente, autoridades legislativas e departamentais. A apuração já teve início e os resultados deverão sair ainda hoje.

    Uma pesquisa do Instituto AtlasIntel realizada nesta tarde, antes do encerramento da votação, mostra um cenário de empate técnico, com pequena vantagem para o candidato Efraín Alegre, da oposição, com 37,6%. O governista Santiago “Santi” Peña aparece logo atrás, com 36%.

    A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito inteiramente pela internet, com amostra acima de 1.600 entrevistados.

    Veja os resultados:

    • Efraín Alegre: 37,3%
    • Santi Peña: 36%
    • Payo Cubas: 19,9%
    • Euclides Acevedo: 1,9%
    • José Luis Chilavert: 0,8%
    • Brancos: 2,3%
    • Não responderam: 1,4%
    • Outros: 0,4%

    Quase 4,8 milhões de eleitores estavam aptos a participar da escolha dos futuros presidente e vice-presidente do Paraguai, além de 17 governadores, deputados e senadores.

    Treze chapas (formadas por candidatos a presidente e a vice-presidente) disputam a sucessão do atual chefe do Poder Executivo nacional, Mario Abdo Benítez, e o direito de chefiar o país pelos próximos cinco anos.

    Além de definir quem serão os próximos presidente e vice-presidente paraguaios e 17 governadores, os eleitores também estão escolhendo 45 senadores titulares e 30 suplentes; 80 deputados titulares e 80 suplentes, além de 257 membros titulares e 257 suplentes para as chamadas Juntas Departamentais, equivalentes às assembleias legislativas estaduais existentes no Brasil.

    Entre os 4.782.940 milhões de eleitores aptos a votar, 41.505 estão inscritos a votar em outros países onde foram instaladas urnas em embaixadas e consulados, incluindo o Brasil, Argentina, Espanha e Estados Unidos.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações da Agência Brasil)

    Tópicos