PIB da zona do euro cresce 0,1% no 1º trimestre, conforme esperado
Em relação a igual período do ano passado, o PIB da zona do euro se expandiu 1,3% entre janeiro e março
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,1% no primeiro trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (28) pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia (UE).
O resultado ficou em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e veio após a economia do bloco ficar estagnada no quarto trimestre.
Em relação a igual período do ano passado, o PIB da zona do euro se expandiu 1,3% entre janeiro e março.
Neste caso, o consenso no levantamento do WSJ era de acréscimo um pouco maior, de 1,4%.
PIB da Itália cresce 0,5%
O PIB da Itália cresceu 0,5% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.
O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade da economia italiana nos primeiros três meses do ano, e veio após a contração de 0,1% vista no último trimestre de 2022.
Na comparação anual, o PIB italiano se expandiu 1,8% entre janeiro e março. Neste caso, o consenso no levantamento do WSJ era de alta de 1,3%.
PIB da França cresce 0,2%
O PIB da França, por sua vez, cresceu 0,2% no primeiro trimestre ante os três meses anteriores, segundo pesquisa preliminar divulgada nesta sexta pelo Insee, o instituto de estatísticas do país.
O resultado veio em linha com as expectativas de analistas consultados pelo Wall Street Journal. O avanço vem apesar das pressões da alta inflação e após estagnação do PIB no quarto trimestre de 2022, agora revisado de +0,1% para 0%.
Na comparação anual, o PIB francês se expandiu 0,8% no trimestre, levemente abaixo da previsão de 0,9%.
PIB da Espanha cresce 0,5%
Por fim, o PIB da Espanha cresceu 0,5% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,2% no período.
O avanço do PIB espanhol no quarto trimestre ante o terceiro foi revisado para cima, de 0,2% para 0,4%.
Já na comparação anual do primeiro trimestre, o PIB da Espanha teve expansão de 3,8%, ganhando força ante acréscimo de 2,9% registrado no terceiro trimestre, informou o INE.