Vale vende participação em produtora de bauxita para Ananke Alumina
Localizada no oeste do Pará, a MRN é uma joint venture entre a Vale (40%), South32 (33%), Rio Tinto (12%), CBA (10%), e Hydro (5%)
A Vale anunciou nesta quinta-feira (27) um acordo vinculante com Ananke Alumina, uma afiliada da Norsk Hydro, para a venda de sua participação de 40% na Mineração Rio do Norte (MRN).
A MRN é a maior produtora e exportadora de bauxita do Brasil, localizada no distrito do Porto de Trombetas, no oeste do Pará. A empresa é uma joint venture entre a Vale (40%), South32 (33%), Rio Tinto (12%), CBA (10%), e Hydro (5%). O valor do negócio não foi informado.
Segundo a Vale, a transação com a Ananke Alumina, ainda sujeita a aprovações regulatórias, marca a conclusão de seu principal programa de desinvestimento, que envolveu a venda de mais de 10 ativos “non-core” em vários continentes desde 2019.
“Através desse programa, a Vale conseguiu simplificar e reduzir a exposição ao risco dos seus negócios, resultando na eliminação de despesas de até 2 bilhões de dólares por ano”, disse, em comunicado.