Jornalista ucraniano morre em suposto ataque russo, informam fontes
Um repórter italiano ficou ferido no mesmo ataque, que teria sido causado por um drone em Kherson, segundo autoridades da Ucrânia
Um jornalista ucraniano que trabalhava para o jornal italiano La Repubblica foi morto nesta quarta-feira (26) em um suposto ataque russo em Kherson que feriu seu colega italiano, segundo autoridades ucranianas.
“No momento em que soube da notícia desse evento nada auspicioso, entrei em contato com nossos militares, que me forneceram detalhes sobre o caso. Estou em contato com o jornalista (Corrado Zunino) e farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar ele”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em entrevista à emissora italiana SkyTG24.
Kuleba disse que o ucraniano foi morto no incidente, acrescentando que os combatentes russos “não se importam se é russo, italiano ou ucraniano, eles sempre atiram”.
O primeiro vice-chefe do conselho regional de Kherson, Yurii Sobolievsky, também confirmou que o jornalista ucraniano foi morto e o corpo levado ao necrotério local para exame.
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, descreveu anteriormente o incidente como um ataque de drone, mas Sobolievskyi disse à CNN que as autoridades em Kherson ainda estão tentando estabelecer as circunstâncias exatas do ataque.
A CNN procurou o jornalista Corrado Zunino e as autoridades ucranianas para obter informações adicionais. O Kremlin não comentou imediatamente o incidente.
A CNN não está relatando a identidade do jornalista falecido por enquanto para dar tempo para as autoridades ucranianas notificarem seus parentes mais próximos.
(Reportagem de Vasco Cotovio em Londres, Yulia Kesaieva em Kiev e Nick Paton Walsh na Ucrânia)