Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia abre compra conjunta de gás para garantir energia no inverno

    Empresas têm até 2 de maio para registrar quanto do combustível fóssil desejam adquirir por meio do esquema do bloco, que excluirá o russo

    Por Kate Abnett, da Reuters

    A União Europeia lançou nesta terça-feira (25) um esquema para que as empresas da região façam pedidos conjuntos para compra de gás, com o objetivo de garantir que a Europa tenha combustível suficiente e evitar a repetição dos preços recordes de energia do ano passado.

    As empresas têm até 2 de maio para registrar quanto gás desejam comprar por meio do esquema do bloco, que excluirá o gás russo.

    A plataforma coletará então ofertas de fornecedores globais para atender à demanda das empresas.

    Os fornecedores e compradores negociarão contratos de gás. A União Europeia não estará envolvida nessas negociações comerciais.

    O esquema cobrirá apenas cerca de 13,5 bilhões de metros cúbicos (bcm), de uma demanda total de gás da União Europeia de cerca de 360 bcm, mas deve ajudar os países a começar a preencher seu armazenamento de gás antes do pico da demanda no inverno.

    Os países do blocos são obrigados a preencher o armazenamento de gás em 90% até novembro. O estoque já está mais da metade cheio — um nível incomumente alto para a época do ano, depois que os preços em alta ajudaram a fazer com que os países reduzissem o uso de energia no inverno. O clima relativamente ameno também reduziu a demanda.

    Bruxelas quer que os primeiros acordos de gás sejam assinados nas próximas semanas e disse que repetirá o processo de licitação a cada dois meses pelos próximos 12 meses.

    As empresas podem buscar entregas via gasodutos ou gás natural liquefeito (GNL) por meio do esquema, em volumes relativamente pequenos –até um terço de uma carga de GNL — para ajudar as empresas menores a participar.

    Tópicos