Outra bomba é encontrada em Belgorod, cidade da Rússia atingida acidentalmente pelos russos
Especialistas em explosivos disseram que não havia perigo de explosão; o governador da região disse que os moradores estavam voltando para seus apartamentos
Mais de três mil pessoas foram evacuadas neste sábado (22) de edifícios residenciais na cidade russa de Belgorod, após uma bomba ser encontrada perto de uma área que foi acidentalmente bombardeada pela própria força aérea russa no início desta semana, segundo informou a mídia estatal da Rússia.
Especialistas em explosivos avaliaram o dispositivo e disseram que não havia perigo de explosão, de acordo com a agência de notícias TASS.
O governador regional de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, disse em seu canal no Telegram que a bomba já havia sido removida da área e que os moradores estavam voltando para seus apartamentos.
Na noite de quinta-feira (20), um avião de guerra russo lançou uma bomba em Belgorod – uma cidade de mais de 400.000 habitantes perto da fronteira com a Ucrânia – deixando uma grande cratera, jogando um carro em um telhado e danificando edifícios próximos.
Autoridades locais dissera que Duas pessoas ficaram feridas na explosão.
A mídia estatal culpou uma queda “acidental” ou “emergencial” de munição pelo incidente.
Não foi confirmado se o dispositivo descoberto neste fim de semana também foi descartado na quinta-feira.
Peter Layton, pesquisador visitante do Griffith Asia Institute e ex-oficial da Força Aérea Real Australiana, disse que o incidente na quinta-feira foi “estranho”. Ele pontuou que um piloto normalmente lançaria munições em um modo “seguro” para não detonar e tentar fazê-lo em uma área despovoada.
A região de Belgorod tem sido palco de várias explosões e bombardeios desde a invasão da vizinha Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. A cidade foi uma das áreas de concentração das tropas russas antes da invasão.