Após plano de se tornar totalmente elétrica, Maserati lança novo motor a gasolina; entenda
De acordo com o executivo-chefe da marca, Davide Grasso, tudo faz parte de um plano sólido visando mais lucratividade na categoria
Uma das marcas mais desejadas pelos amantes de velocidade, a Maserati havia anunciado planos de tornar toda sua frota totalmente elétrica até 2030. Mas, a marca fez algo controverso em 2020, apresentando um supercarro de alta potência com um novo motor V6 a gasolina.
Segundo os executivos, versões do novo motor também seriam usadas em outros modelos. A novidade causou estranhamento.
Em 2024, a Maserati irá lançar um sedã totalmente elétrico para o qual não haverá uma versão movida a gasolina. Assim, apenas quatro anos depois de revelar o motor V6, que levou anos de desenvolvimento, a Maserati apresentará seu primeiro modelo que nunca terá o motor a gasolina.
Do ponto de vista comercial, soa como um desperdício de dinheiro e recursos.
Mas, de acordo com o executivo-chefe da Maserati, Davide Grasso, tudo faz parte de um plano sólido. Grasso quer que a Maserati seja não apenas bem-sucedida, mas também a mais lucrativa de todas as 14 marcas da controladora Stellantis (que incluem Jeep, Ram, Peugeot e Opel.) E fazer isso exige credibilidade que, no caso da Maserati, é movida por um motor.
Lucros
Na indústria automobilística, a lucratividade está ligada a uma coisa em particular: valor da marca. A Porsche o possui e, como resultado, é imensamente lucrativa. O mesmo acontece com a Ferrari, marca irmã da Maserati até alguns anos atrás, quando foi desmembrada sob seu próprio símbolo de ações.
O valor da marca significa que os clientes estão dispostos a pagar mais, muitas vezes muito mais, por um escudo cromado ou um cavalo empinado. A Maserati quer isso para sua lança de três pontas.
Mas, embora os distintivos possam ser produzidos de forma barata, o que eles representam – os motivos pelos quais os clientes pagarão tanto – não pode. Gerar esse valor percebido leva tempo, dinheiro e diligência.
“Trata-se de qualidade em primeiro lugar, design e desempenho, experiência”, disse Grasso à CNN. “Então seja pago pelo que fazemos. Ser reconhecido pelo cliente.”
O desejo de reconhecimento é o motivo pelo qual a Maserati continuou desenvolvendo e, agora, fabricando seu próprio motor a gasolina totalmente novo apenas alguns anos antes de abandoná-los completamente, disse Grasso.
Vinte e cinco anos atrás, a Maserati começou a usar motores fabricados pela Ferrari. “Este carro tem um motor Ferrari” soa como um grande ponto de vanglória, mas também é meio triste que uma marca que já foi conhecida por sua própria herança de corrida estivesse cultivando o coração de seus carros. Com a marca prestes a se tornar totalmente elétrica, a Maserati teve que restabelecer seu desempenho genuíno, disse Grasso.
“Foi claramente uma escolha cara, mas muito estratégica”, disse ele. “É a raiz do retorno da Maserati. Sem motor, estávamos apenas montando carros.”
Com a ajuda de um novo modelo SUV menor, o Grecale, a lucratividade da marca está melhorando. O modelo de alto desempenho Grecale Trofeo tem uma versão do novo motor Nettuno, batizado em homenagem a Netuno, o deus romano do mar, cujo tridente é o logotipo da Maserati. O design do motor é semelhante aos motores de combustão interna dos carros de Fórmula 1.
Típico da Maseratis, o teste Grecale Modena I dirigido anteriormente, movido por um motor de quatro cilindros, nunca pareceu relaxado. Mesmo em sua configuração “Comfort”, embora a qualidade do passeio seja agradável, o Grecale dava a impressão de um filhote de coleira curta. A direção parecia rápida e responsiva e o SUV disparou avidamente com um som de motor estrondoso quando pressionei o acelerador. Para os clientes acostumados a dirigir um Mercedes mais lânguido ou mesmo um Bentley – os preços do Maserati caem em uma faixa entre marcas sofisticadas como essas – a natureza “sempre ligada” de um Maserati pode parecer desanimadora.
“Não estamos tentando ser tudo para todos”, disse Grasso. “É por isso que estamos investindo em uma experiência de direção única, uma maneira única de construir o carro.”
Além do MC20 e do Project 24, uma versão exclusiva para pistas do supercarro, os novos modelos GranTurismo de duas portas da Maserati também estarão disponíveis com o design do motor Nettuno. O MC20 e o GranTurismo também estarão disponíveis em versões elétricas.
No final do ano passado, a marca registrou aumento de lucros aproximadamente igual à margem geral de 13% da Stellantis, disse Grasso. Ele espera chegar a 15% até o primeiro semestre deste ano. Agora que a cisão da Ferrari deixou a Maserati como a única marca de ultraluxo da empresa, Grasso sente que se espera mais, disse ele.
“Só podemos ficar tranquilos quando a lucratividade da Maserati estiver acima da lucratividade da Stellantis”, disse ele. “Queremos puxar Stellantis para cima.”