Chanceler da Arábia Saudita visita Bashar al-Assad e reduz isolamento da Síria
Encontro é o passo mais significativo para a reabertura de relações do governo sírio com os países vizinhos, danificadas desde o início da guerra civil em 2011
O presidente sírio, Bashar al-Assad, recebeu o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan, em Damasco nesta terça-feira (17), informou a mídia estatal síria, no passo mais significativo até agora para acabar com o isolamento regional sírio de uma década.
Bin Farhan desembarcou na terça-feira para a primeira visita de um importante diplomata saudita a Damasco desde que os laços foram rompidos após a repressão mortal de Assad aos manifestantes em 2011 – violência que se transformou em uma guerra civil de uma década.
Segundo a Sana, agência de notícias síria, “a cooperação bilateral esteve presente nas conversações no interesse dos dois povos e países”.
O Ministério das Relações Exteriores saudita disse em um comunicado online que a visita mostrou o desejo do reino de encontrar uma solução política para o conflito da Síria que preservasse a “identidade árabe” do país e o devolvesse ao seu ambiente árabe.
Após a repressão das forças de segurança aos manifestantes em 2011, a adesão da Síria à Liga Árabe foi suspensa e vários estados do Golfo Árabe – incluindo a Arábia Saudita – começaram a apoiar grupos rebeldes que lutam para derrubar Assad do poder.
Assad, com a ajuda de seus principais aliados, Irã e Rússia, mais tarde recuperou o controle de grande parte da Síria, e a Arábia Saudita disse nos últimos meses que isolá-lo não estava funcionando.