Homem é preso por perseguir ex-namorada no Ceará
De acordo com a Polícia Civil, ele teria usado 38 números de telefone diferentes para entrar em contato com a ex, além de persegui-la em via pública
Um homem de 32 anos foi preso na terça-feira (11) por perseguir a ex-namorada, de 25 anos, em Guaiúba, no Ceará. Suspeito do crime de stalking, ele passou a seguir a vítima em via pública e realizar violência psicológica contra ela por não aceitar o término do relacionamento.
A apuração da Polícia Civil do estado aponta que o suspeito teria utilizado 38 números diferentes para entrar em contato com a ex.
As buscas pelo homem se iniciaram depois que um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a unidade policial, onde foi autuado pelo crime de stalking e agora se encontra à disposição da Justiça.
Stalking
O crime de perseguição, ou stalking, ocorre quando o suspeito tenta controlar a vida da vítima, se fazendo presente em sua vida sempre de forma inconveniente e não solicitada.
O “cyberstalking”, quando a perseguição ocorre por meio da internet, é uma das condutas mais comuns neste tipo de crime. Através da criação de perfis falsos nas redes sociais ou aplicativos de mensagens para acompanhar a vida da vítima, com a insistência em convites e questionamentos, e até mesmo agressão psicológica.
A Lei nº 14.132/2021 alterou o Código Penal para tipificar a perseguição, e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa. A perseguição está relacionada por ameaças, tortura, atormento ou situações que possam infligir violência à vítima.
O “stalking” foi criminalizado com o objetivo de oferecer proteção às vítimas prejudicadas por esta conduta, que são, em sua maioria, mulheres.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações da Polícia Civil do Ceará