Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    América-MG vence o Nova Iguaçu e garante vantagem na Copa do Brasil

    Coelho conseguiu um gol no apagar das luzes em Volta Redonda; jovem de 17 anos também marcou pela primeira vez como profissional

    Jovem Adyson, de 17 anos, marcou o primeiro gol pelo América-MG como profissional
    Jovem Adyson, de 17 anos, marcou o primeiro gol pelo América-MG como profissional Mourão Panda / América

    Lucas Sanchesda Itatiaia

    O América Mineiro venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1 na tarde desta quarta-feira (12) na primeira partida da 3ª fase da Copa do Brasil. Jogando fora de casa, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Coelho abriu o placar com Adyson, mas viu Andrey Dias empatar já na reta final do confronto. Nos acréscimos, Fernandinho marcou contra e decidiu a vitória americana.

    As equipes voltam a se enfrentar no dia 26 de abril, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Ao Coelho, basta um empate para passar de fase. Já o Nova Iguaçu precisa de vitória simples para levar a decisão para os pênaltis. Vale lembrar que o classificado garante premiação de R$ 3,3 milhões da CBF.

    Domínio improdutivo do América

    Todo o primeiro tempo foi controlado pelo Coelho. Desde o primeiro minuto, o América deteve a posse de bola e as principais chances, tanto que finalizou mais de dez vezes, contra nenhum chute do Nova Iguaçu.

    O problema da equipe americana foi o aproveitamento. Com muitas jogadas pelos lados e cruzamentos em excesso, o Coelho não conseguiu oferecer perigo necessário para abrir o placar. Do outro lado do campo, Matheus Cavichioli foi um mero expectador da etapa inicial em Volta Redonda.

    Resposta rápida e segundo tempo disputado

    Como ambas as equipes mexeram após o primeiro tempo, a expectativa era por uma sequência de jogo mais agitada, na comparação com os 45 minutos iniciais. Do lado americano, foi justamente uma dessas mudanças que fez a diferença.

    Logo nas primeiras jogadas do segundo tempo, Juninho foi lançado dentro da área e só escorou para Adyson, que tinha entrado no intervalo e fez valer a confiança de Vagner Mancini. O atacante de 17 anos passou pelo marcador e chutou forte no canto, sem chances para Anderson Max.

    Em cerca de dez minutos de segundo tempo, a equipe da casa tinha produtividade superior à toda a primeira etapa. Mesmo saindo atrás no placar logo na volta do intervalo, o Nova Iguaçu não se intimidou e procurou o gol do América — algo que não conseguiu no primeiro tempo.

    A partida ganhou dinâmica, trocas de posse de bola mais rápidas e maior criação de espaços nos ataques, mas as duas equipes insistiam em erros de finalização. Com destaque para o próprio América que, mesmo em vantagem, tentou ampliar o placar e criou chances para tal. Entretanto, falhou no ataque e não conseguiu o segundo gol.

    “Quem não faz, leva”

    E como diz o famoso ditado do futebol, “quem não faz, leva”. Após várias chances desperdiçadas pelo América, quem marcou foi o Nova Iguaçu. Após bola alçada na área, Cavichioli conseguiu boa defesa em cabeçada, mas a bola sobrou para Andrey Dias finalizar e balançar a rede já aos 33 minutos da etapa final.

    Minutos depois, Danilo Avelar recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A decisão da arbitragem foi contestada pelos jogadores americanos, mas a expulsão foi mantida.

    Gol da vitória no apagar das luzes

    Quando todos pensavam que o jogo terminaria em igualdade, o América conseguiu achar uma “luz no fim do túnel”. Já nos acréscimos, em cobrança de falta próxima à área, Fernandinho acabou participando do bate e rebate e jogou a bola contra o próprio gol.

    A vitória é decisiva para as pretensões americanas, já que o time precisa conciliar três competições ao longo deste mês de abril. No jogo da volta, em Belo Horizonte, basta um empate para a classificação.

    Próximos compromissos

    A partida de volta entre Nova Iguaçu e América será apenas no dia 26 de abril. Curiosamente, e equipe carioca não tem compromissos até a viagem a Belo Horizonte e poderá se preparar exclusivamente para a decisão.

    O América, por sua vez, terá que conciliar a Copa do Brasil com o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. O Coelho fará três jogos antes de receber o Nova Iguaçu no estádio Independência: no sábado (15), contra o Fluminense, em Belo Horizonte (Brasileirão); no dia 19, contra o Defensa y Justicia na Argentina (Sul-Americana); e no dia 22, quando vai a São Paulo encarar o Tricolor Paulista (Brasileirão).