Para os 100 dias do 8 de janeiro, Weber anuncia avanço em reformas e novos julgamentos
Presidente da Corte disse que reconstrução do segundo andar será encerrada em 18 de abril; novas denúncias pelos atos serão julgadas a partir da data
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, anunciou nesta quarta-feira (12) a conclusão das obras de restauração do segundo andar da sede da Corte, destruída durante os atos de 8 de janeiro.
A magistrada disse que o local será entregue em 18 de abril, quando se completarão 100 dias desde o vandalismo. A partir da data, Weber também disse entrarão em pauta novos julgamentos de denúncias sobre os envolvidos nos atos.
“Em março, terminamos a reconstrução do terceiro andar, permitindo o retorno da Presidência ao gabinete neste prédio”, disse Weber. A fala foi feita no início da sessão plenária da Corte.
“Em 18 de abril, quando se completam 100 dias [dos atos], estarão encerradas as obras de reconstrução do segundo andar, onde localizadas a direção geral e a assessoria de comunicação”, declarou. “Os dois locais mais atingidos em termos de fiação e equipamentos. Todos destruídos. Até hoje usamos câmeras emprestadas pelo TSE e TST”.
Conforme a ministra, só o salão nobre do segundo andar ainda continuará em obras de restauro.
O STF julgará as primeiras 100 denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso a partir de 18 de abril, no plenário virtual. No formato, não há debate. Os ministros dão seus votos em um sistema eletrônico.
“Nos dias seguintes, novos processos serão paulatinamente incluídos, uma vez que já liberados todos pelo ministro Alexandre de Moraes e seu incansável trabalho”, disse a presidente.