Comitiva de Lula à China tem mais parlamentares do PP do que do PT
Partido do chamado Centrão integrou a base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que embarcou para a China nesta terça-feira (11) conta com mais parlamentares do Progressistas (PP), partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do que do próprio Partido dos Trabalhadores (PT), do chefe do Executivo.
São cinco deputados do PP: Neto Carletto (BA); Lula da Fonte (PE); Eduardo da Fonte (PE); Antônio José Albuquerque (CE); e Fausto Pinato (SP). Entre os petistas estão três parlamentares: o deputado Vander Loubet (MS) e os senadores Jaques Wagner (BA) e Augusta Brito (CE).
O PP, que integra o chamado Centrão, compunha a base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, inclusive, fez parte da coligação que apoiou a candidatura dele à reeleição no ano passado.
Lira anunciou há poucos dias que não iria integrar a comitiva. Ele passou por uma cirurgia para a correção de hérnia umbilical no último sábado (8). Segundo o boletim médico, a recomendação é para que o presidente da Câmara fique de repouso por dez dias.
No entanto, mesmo antes do procedimento, Lira sinalizava que não deveria compor a comitiva, uma vez que a semana deve ser movimentada no Congresso Nacional, especialmente com a instalação prevista de ao menos quatro comissões mistas para as análises das primeiras medidas provisórias (MPs) editadas por Lula.
O governo petista tem uma situação volátil e nebulosa na Câmara. Os 464 dentre os 513 deputados federais que reelegeram Lira à presidência da Casa, com o apoio do governo, não formam a base aliada de Lula na Casa.
Atualmente, a base de apoio a Lula é formada pelos partidos PT, PCdoB, PV, MDB, PSD, PDT, PSB, PSOL, Rede, Avante e Solidariedade. Somados, são cerca de 220 deputados.
A administração petista conta com a liberação gradual de recursos do Congresso para garantir a governabilidade necessária ao longo do mandato. Neste ano, o Legislativo terá cerca de R$ 46,3 bilhões do Orçamento para destinar em emendas parlamentares, um valor recorde em relação ao registrado nos últimos anos.
O montante será destinado pelo Poder Legislativo mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que as chamadas emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”, eram inconstitucionais.
Após a decisão do STF, deputados e senadores decidiram aumentar o valor total das emendas individuais, de bancada estadual e de comissões. Os mais de R$ 19 bilhões das emendas de relator foram redistribuídos no fim do ano passado e divididos entre essas emendas.
Demais membros da comitiva
O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) está na comitiva para a China. Outros senadores que estão no grupo são: Eliziane Gama (PSD-MA); Irajá (PSD-TO); Jussara Lima (PSD-PI); Augusta Brito (PT-CE); e Confúcio Moura (MDB-RO).
A lista de participantes inclui cinco governadores: Helder Barbalho (MDB), do Pará; Carlos Brandão (PSB), do Maranhão; Elmano Freitas (PT), do Ceará; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; e Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia.
Sete ministros acompanham a comitiva: Fernando Haddad (Fazenda); Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima); Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária); Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); Mauro Vieira (Relações Exteriores); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Veja a lista completa da comitiva:
Governadores:
- Helder Barbalho (MDB) – Pará
- Carlos Brandão (PSB) – Maranhão
- Elmano Freitas (PT) – Ceará
- Fátima Bezerra (PT) – Rio Grande do Norte
- Jerônimo Rodrigues (PT) – Bahia
Ministros:
- Fernando Haddad (Fazenda)
- Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima)
- Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária)
- Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação)
- Mauro Vieira (Relações Exteriores)
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
- Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome)
Senadores:
- Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
- Jaques Wagner (PT-BA)
- Eliziane Gama (PSD-MA)
- Confúcio Moura (MDB-RO)
- Augusta Brito (PT-CE)
- Irajá (PSD-TO)
- Jussara Lima (PSD-PI)
Deputados federais:
- Júlio César (PSD-PI)
- Fábio Macedo (Podemos-MA)
- Luis Tibé (Avante-MG)
- Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
- Fausto Pinato (PP-SP)
- Heitor Schuch (PSB-RS)
- Tabata Amaral (PSB-SP)
- André Janones (Avante-MG)
- Daniel Almeida (PCdoB-BA)
- Maria Arraes (Solidariedade-PE)
- Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
- Pedro Campos (PSB-PE)
- Gutemberg Reis (MDB-RJ)
- Vander Loubet (PT-MS)
- Antônio José Albuquerque (PP-CE)
- Bruno Farias (Avante-MG)
- Eduardo da Fonte (PP-PE)
- Iza Arruda (MDB-PE)
- Lula da Fonte (PP-PE)
- Neto Carletto (PP-BA)
(*Com informações de Gabriel Hirabahasi e Luciana Amaral, da CNN)