Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    “O Maior Raio-X do Torcedor”: 79% dos brasileiros têm time; jovens são mais fanáticos

    Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que quatro em cada cinco pessoas com 16 anos ou mais é torcedor de um clube nacional

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Quatro em cada cinco brasileiros com 16 anos ou mais é torcedor de um clube nacional. A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest reforça que o Brasil é o País do Futebol e, mais do que isso, traça o perfil desse amante da bola.

    Isso porque 79% dos 6.507 entrevistados de “O Maior Raio-X do Torcedor” afirmaram torcer para algum time de futebol.

    O levantamento mostra ainda que a paixão por um clube é mais forte entre os mais jovens. Enquanto 85% dos entrevistados na faixa etária de 16 a 30 anos afirmaram ter um clube do coração, entre quem tem mais de 51 anos, esse número é de 69%. Entre 31 e 50 anos, a medição ficou em 82%.

    Comparação entre gêneros

    “A sensação de pertencimento, de ir ao estádio, ver os jogos, é muito forte na vida do torcedor. E quando ele vai envelhecendo, vai ficando mais difícil viver essa experiência de proximidade com o clube e a relação, muitas vezes, vai se perdendo”, analisa Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, responsável pelo trabalho.

    Quando se trata de gênero, existe uma diferença de dez pontos percentuais, pois 74% das mulheres se declaram torcedoras, contra 84% dos homens.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Tópicos