Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Flamengo tem maior torcida também por ser “2º time” no Norte e Nordeste, diz diretor da Quaest

    Diretor explica ainda que o Corinthians tem a maior torcida do Sudeste, mas Flamengo garante a liderança nacional por sua presença nas demais regiões do país

    Da CNN*

    O Maior Raio-X do Torcedor”, pesquisa exclusiva da CNN/Itatiaia/Quaest, mostra que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil também por ser o “segundo time” de moradores do Norte e do Nordeste. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, analisou o levantamento em entrevista à CNN nesta segunda-feira (10).

    “Um dos motivos pelo qual o Flamengo tem a maior torcida do Brasil é o fato de o Flamengo ser o segundo time da maior parte das pessoas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, disse o cientista político.

    Nunes explicou, por exemplo, que o Corinthians tem a maior torcida do Sudeste. O Flamengo garante a liderança nacional por sua presença nas demais regiões do país.

    Outro fenômeno capturado pela pesquisa e explicado pelo diretor do instituto é o crescimento da relevância das dinâmicas regionais, que disputam espaço com a abrangência de Flamengo e Corinthians.

    “Chama a atenção o crescimento da força dos times e das disputas regionais. Quando a gente olha o Sul, Grêmio e Inter aparecem à frente de Corinthians e Flamengo. No Nordeste, o Bahia e o Sport aparecem; o Paysandu está muito forte no Norte do Brasil. O Brasil está se consolidando cada vez mais como um mercado em que as disputas regionais têm relevância, mas ainda há duas forças, Flamengo e Corinthians, de abrangência no Brasil todo”, explica.

    Abrangência territorial é diferencia do Maior Raio-X do Torcedor

    O Maior Raio-X do Torcedor foi construído com 6.507 entrevistas presenciais ouvindo pessoas com 16 anos ou mais que se declararam amantes do esporte em 325 cidades brasileiras no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023.

    O diretor da Quaest destaca que o número de cidades investigadas pela pesquisa é um de seus principais diferenciais e que ajuda a garantir a segurança de seus dados.

    “O torcedor brasileiro não está só nas capitais. Ele está no interior do Brasil também. O mercado consumidor do futebol no Brasil é muito grande. Então você tem que entender, para fazer um ranking apropriado, como está se dando essa distribuição pelo interior”, aponta.

    Diante da abrangência, a margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest
    Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest /

    Publicado por Danilo Moliterno.