Campeão em 1987, Sport entra no “Clube das 13” maiores torcidas do Brasil
Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra Leão à frente de quatro integrantes do finado Módulo Verde
Um marco na história do futebol brasileiro foi a criação do chamado Clube dos 13, que tinha como lema “União dos Grandes Clubes Brasileiros”. Isso aconteceu em 1987 e teve como produto mais marcante a Copa União, que substituiu o Campeonato Brasileiro naquela temporada.
“O Maior Raio-X do Torcedor”, a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que apenas uma mudança significativa aconteceu depois de 35 anos, e o responsável por isso é justamente o Sport, que foi preterido da lista de 16 participantes da divisão principal da competição, mas que agora em 2023 aparece no Top 10 de maiores torcidas do País.
O Leão foi o campeão brasileiro de 1987 após uma longa batalha, até no Superior Tribunal Federal (STF), com o Flamengo, que venceu o Módulo Verde, tendo o Internacional como vice — os dois clubes se recusaram a disputar o quadrangular decisivo, previsto no regulamento, que contaria ainda com o Guarani.
O Sport ficou de fora do módulo principal da Copa União porque o Santa Cruz tinha a maior torcida pernambucana na época.
Agora, o time da Ilha do Retiro, com 2% na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, além de superar o Cobra Coral (1%) tem mais torcedores que os dois principais rivais juntos, já que o Náutico tem menos de 1%.
Além disso, o rubro-negro pernambucano está empatado na décima colocação com Bahia e Internacional, e supera Botafogo, Fluminense e Coritiba, todos com 1% e que disputaram o Módulo Verde da Copa União.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
Top 12 maiores torcidas do Brasil
- Flamengo – 24%
- Corinthians – 18%
- Palmeiras – 9%
- São Paulo – 8%
- Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
- Vasco – 4%
- Grêmio e Santos – 3%
- Bahia, Internacional e Sport – 2%