Lula chega a 100 dias de governo, espionagem dos EUA e mais de 10 de abril
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega aos 100 dias de governo sem uma base aliada consolidada nem uma marca petista aprovada no Congresso Nacional
O marco dos primeiros 100 dias do governo Lula e os documentos vazados do Pentágono que revelaram detalhes de espionagem dos EUA estão entre os destaques desta segunda-feira (10).
Lula chega aos 100 dias de governo sem base consolidada nem marca petista no Congresso
Nesses três meses e meio de governo, Lula adotou novas políticas públicas e relançou programas sociais — alguns de forma turbinada — como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e o Mais Médicos, por exemplo.
Contudo, nenhuma das iniciativas passou ainda por votação no Congresso. Portanto, não houve a análise de texto que dependesse ou mostrasse a força da base aliada do presidente. O teste está por vir nos próximos meses.
Documentos vazados revelam detalhes sobre espionagem praticada pelos EUA
Alguns dos documentos, que as autoridades americanas dizem ser autênticos, expõem a extensão da espionagem dos EUA em aliados importantes, incluindo Coreia do Sul, Israel e a Ucrânia.
Valdemar Costa Neto é internado em hospital de Brasília
A informação foi confirmada à CNN pela assessoria do partido, na manhã desta segunda-feira (10), mas o motivo da internação não foi revelado.
Valdemar está na unidade do Hospital Sírio-Libanês na capital federal.
Com 8.000 famílias desabrigadas, Maranhão deve ter chuvas até maio, diz chefe dos Bombeiros
O coronel Célio Roberto Araújo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado, disse em entrevista à CNN que as tempestades, que devem continuar até o mês de maio, já deixaram cerca de 8.000 famílias desabrigadas ou desalojadas.
Japão e China se reúnem para discutir questões marítimas enquanto Pequim simula ataque a Taiwan
As negociações, parte de uma rodada regular de consultas sobre assuntos marítimos que começou em 2012, acontecem enquanto aviões de guerra e navios de guerra chineses simulam ataques contra Taiwan depois que a presidente da ilha, Tsai Ing-wen, visitou os Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy.
Antes do início das negociações, um importante porta-voz do governo japonês disse que o país tem acompanhado os exercícios militares da China em Taiwan de forma consistente e “com grande interesse”.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes