Piloto faz pouso de emergência na África do Sul após descobrir cobra venenosa na cabine
Rudolf Erasmus disse à CNN que estava pilotando uma pequena aeronave com quatro colegas a bordo quando sentiu uma “sensação de frio debaixo da camisa, na área do quadril”
As autoridades sul-africanas estão aplaudindo a coragem de um piloto por pousar com segurança uma aeronave depois de sentir uma cobra venenosa clandestina deslizando em seu corpo durante o voo.
O piloto, Rudolf Erasmus, disse à CNN que estava pilotando uma pequena aeronave na última segunda-feira (3) com quatro colegas a bordo quando sentiu uma “sensação de frio debaixo da camisa, na área do quadril”.
“No começo, pensei que fosse minha garrafa de água vazando”, disse Erasmus. “Quando virei para a esquerda e olhei para baixo, vi a cabeça da cobra recuando para debaixo do meu assento.”
“Eu tive um momento de silêncio atordoado”, disse ele. “Foi mais como se meu cérebro não registrasse o que estava acontecendo, para ser verdadeiramente honesto. Foi um momento de descrença, eu acho.”
Antes de partir para a primeira parte da viagem de várias do dia, Erasmus disse ter ouvido de pessoas no aeroporto “que viram esta cobra-do-cabo se refugiando debaixo da nossa asa do avião e suspeitaram que se arrastou para a carenagem do motor”.
Uma busca no avião não resultou em nada, “então presumimos que a cobra havia saído e seguiu seu caminho”, disse ele.
‘Um pequeno problema’
Mas a cobra aparentemente estava escondida e emergiu no meio do voo.
O piloto disse aos passageiros, informou aos controladores de tráfego aéreo que ele teve “um pequeno problema” e pousou o avião nas proximidades. Todas as cinco pessoas a bordo saíram ilesas, e a cobra foi encontrada sob o assento do piloto “em um lindo embrulho”, disse Erasmus.
A cobra era uma grande cobra-do-cabo, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil da África do Sul, que parabenizou Erasmus “por exibir bravura impecável após pousar sua aeronave sem incidentes, embora sob extrema pressão”.
“Ele permaneceu calmo diante de uma situação perigosa e conseguiu pousar a aeronave com segurança, sem nenhum dano a ele ou aos outros passageiros a bordo, mostrando ao mundo que ele é um embaixador da segurança aérea do mais alto nível”, Poppy Khoza, o diretor da autoridade de aviação, disse em um comunicado nesta sexta-feira (7).
Cobra se mostra indetectável novamente
As cobras-do-cabo têm uma mordida venenosa e as adultas podem atingir mais de 1,5 metro de comprimento, de acordo com o Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul.
Os caçadores de cobras locais foram chamados ao avião após o pouso, mas Erasmus disse que a cobra havia desaparecido. Ele e alguns engenheiros passaram os dois dias seguintes desmontando a aeronave em busca da cobra.
“Eles tiraram os assentos, os tapetes, os painéis – basicamente tudo na aeronave que eles poderiam retirar naquele momento, eles tiraram”, disse ele. “Mas, mais uma vez, infelizmente sem sucesso.”