Após suspeita de câncer de pele, Hugh Jackman recebe laudo negativo para doença
Ator teve tumor cancerígeno removido de seu nariz em 2013; ele pediu para que fãs fiquem seguros ao Sol e usem protetor
O ator australiano Hugh Jackman recebeu diagnóstico negativo para câncer de pele depois de passar por testes para a doença, anunciou ele via Instagram. “Minhas biópsias deram negativo!!! Obrigado por TODO o amor. Eu sinto ele!”, escreveu.
Jackman, que estrelou como Wolverine na franquia “X-Men” desde 2000, revelou no início desta semana que estava passando por testes de câncer de pele após um exame médico e pediu aos fãs que se protegessem do Sol.
Ao anunciar os resultados negativos da biópsia, ele reiterou seu apelo para que os fãs fiquem seguros ao Sol.
“Lembre-se de usar protetor solar com alto nível de fator de proteção (não importa a estação)”, acrescentou.
Jackman, de 54 anos, também conhecido por seus papéis principais em “Les Misérables” e “The Greatest Showman”, recebeu tratamento para carcinoma basocelular várias vezes e, em 2013, revelou que teve um tumor cancerígeno removido de seu nariz.
O carcinoma basocelular da pele é um dos cânceres mais comuns nos Estados Unidos e o tratamento pode ser altamente eficaz quando o câncer é detectado precocemente.
É mais frequentemente causado pela exposição ao Sol ou bronzeamento artificial, de acordo com a Skin Cancer Foundation, que acrescenta que usar protetor solar diariamente, evitar a luz solar mais intensa e verificar a pele mensalmente pode reduzir o risco de desenvolver a doença.
“Houve um aumento de melanoma que está aparecendo em áreas não expostas ao sol, como axilas, área genital e entre os dedos dos pés”, disse o Dr. Arif Kamal, diretor de pacientes da American Cancer Society, à CNN em fevereiro.
“Portanto, é importante verificar – ou pedir a um parceiro ou dermatologista para verificar – todo o seu corpo uma vez por ano”, advertiu.
Ao checar se há câncer de pele, é importante observar cuidadosamente toda a sua pele, incluindo as palmas das mãos, as solas dos pés, entre os dedos e as nádegas e na área genital.
A Academia Americana de Dermatologia aconselha o uso do método A, B, C, D, E para analisar quaisquer pontos preocupantes e, em seguida, consultar um especialista com qualquer preocupação.
“Para nós aqui no Hemisfério Norte, por favor, use protetor solar. Simplesmente não vale a pena. Não importa o quanto você queira um bronzeado. Confie em mim”, ponderou Jackman em um vídeo no início desta semana.
“Coloque um pouco de protetor solar. Você ainda terá um tempo incrível lá fora, tudo bem. Por favor, se cuide”, complementou.
*Sandee LaMotte, da CNN, contribuiu para a reportagem