Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Uber detém 74% das viagens compartilhadas nos EUA, deixando a Lyft “comendo poeira”

    Posição de Lyft está mais complicada; participação de mercado da empresa caiu para 26%, de 38% em 2020

    Catherine Thorbeckeda CNN

    Durante anos, a Lyft se posicionou como “boa moça” na indústria de caronas. Ela fez com que a rival Uber fizesse todo o trabalho contra os reguladores e a indústria de táxis para criar um caminho para que empresas pudessem oferecer caronas aos clientes por meio de um aplicativo.

    No processo, a Lyft cultivou uma marca de bem-estar – mas a Uber dominou o mercado. Por um instante em 2017, no entanto, parecia que o equilíbrio de poder poderia mudar, já que a Uber foi abalada por uma série aparentemente interminável de crises de relações públicas que culminaram com a renúncia de seu fundador e CEO, Travis Kalanick.

    Seis anos depois, no entanto, a posição de Lyft é mais precária do que nunca. A Uber agora detém 74% do mercado de viagens compartilhadas nos EUA, acima dos 62% em 2020, segundo a YipitData, enquanto a participação de mercado da Lyft caiu para 26%, de 38% no mesmo período.

    Com isso, as ações da Lyft caíram quase 90% desde que se tornaram públicas em 2019.

    Em um aceno para esses desafios, a Lyft anunciou na segunda-feira (27) que seus dois cofundadores, Logan Green e John Zimmer, se afastariam de suas funções de gerenciamento e a empresa traria o veterano da Amazon e membro do conselho da Lyft, David Risher, para assumir o comando da Lyft como CEO.

    Em seu anúncio, a Lyft enquadrou a mudança de liderança como um plano de sucessão direto. “Todos os fundadores acabam encontrando o momento certo para recuar e os líderes certos para levar a empresa adiante”, disse Green em comunicado. “Como membro do conselho, ele conhece os desafios e as oportunidades que virão.”

    Para Lyft, os desafios atuais são imensos. Enquanto a Uber diversificou seus negócios além do transporte compartilhado, entregando refeições e itens de mercearia, a Lyft nunca o fez.

    Isso sem dúvida prejudicou a empresa no início da pandemia, quando menos clientes viajavam, mas mais encomendavam itens online. No final do ano passado, a Lyft disse que estava cortando 13% de sua equipe, ou 700 funcionários, como parte de um grande esforço para cortar custos.

    Ao mesmo tempo, a Lyft agora enfrenta uma Uber dirigida por um executivo experiente, o veterano da Expedia Dara Khosrowshahi, que imediatamente começou a trabalhar para endireitar os negócios e a imagem da empresa.

    Sob Khosrowshahi, a Uber dobrou a aposta no crescimento de seu negócio de entrega de refeições, enquanto trabalhava para cortar custos em outros lugares, inclusive vendendo esforços mais experimentais como sua unidade de carros autônomos.

    Em seu relatório de ganhos mais recente no mês passado, a Uber disse que teve seu “trimestre mais forte de todos os tempos”, relatando um aumento de 49% na receita ano a ano. O último relatório de lucros da Lyft, enquanto isso, foi excepcionalmente decepcionante para Wall Street.

    O analista de tecnologia, Dan Ives, da Wedbush Securities, disse que a teleconferência da Lyft para discutir os resultados “foi uma das três piores chamadas que já ouvimos”, já que sua “gerência está tentando jogar dardos com os olhos vendados”. Ele criticou a perspectiva de ganhos oferecida na chamada como um “desastre para sempre”.

    Com Risher como o novo CEO, a Lyft espera claramente uma reviravolta. Risher foi o 37º funcionário da Amazon – uma empresa que há muito tempo é modelo para a indústria sob demanda – e se tornou o primeiro chefe de produto da gigante do comércio eletrônico e chefe de varejo nos Estados Unidos.

    Em sua declaração anunciando Risher como o novo CEO, Lyft apontou seu legado na Amazon. “Em homenagem às contribuições do Sr. Risher, Jeff Bezos adicionou um agradecimento permanente ao site da Amazon, onde ainda pode ser visto hoje.”

    Tom White, analista de pesquisa sênior da DA Davidson, escreveu em uma nota esta semana que o novo CEO “pode sinalizar uma maior disposição de ampliar um pouco a abertura estratégica da LYFT no que se refere a áreas como estratégia de produto (entrega), parcerias, ou outras novas formas de criar valor.”

    Nicholas Cauley, analista da empresa de pesquisa Third Bridge, escreveu que a Lyft “ainda tem muitas alavancas que pode usar para recuperar participação de mercado”. Ele acrescentou também que  “há melhorias a serem feitas e uma mudança de liderança é um catalisador positivo para virar o navio”.

    Mas, em uma entrevista à CNN na quarta-feira (29), Risher parecia frustrar as esperanças de que a Lyft pegasse emprestado o manual da Uber e se ramificasse em outras categorias de entrega.

    Risher disse à CNN que quer garantir que a Lyft se concentre em fornecer um ótimo serviço de carona e “não se distrair entregando pizzas ou pacotes, ou todo tipo de outras coisas que outras empresas estão fazendo”.

    “Eu realmente não quero entrar no mesmo carro que, você sabe, acabou de entregar o sanduíche de atum”, acrescentou.

    “E se você conversar com os motoristas, eles dizem: ‘Puxa, não ganho tanto com entrega de comida e é mais frustrante. Recebo multas quando estou estacionado em fila dupla na frente do restaurante e assim por diante’. Então, você sabe, eu acho que a Uber também tem seus desafios”.

    Risher também disse que “não é nosso foco” buscar a venda da empresa.

    Embora o mercado inicialmente parecesse dar as boas-vindas à nomeação de Risher, o ligeiro aumento nas ações da Lyft após a divulgação da notícia foi rapidamente revertido um dia depois, quando Risher começou a falar sobre seus planos para a empresa.

    Tópicos