Jorge Lafond: a trajetória do intérprete de Vera Verão, homenageado pelo Google
Conhecido pelo personagem, o ator brasileiro é celebrado com o doodle do buscador
Jorge Lafond, bailarino, ator e humorista brasileiro, é o homenageado pelo Google Brasil nesta quarta-feira (29), quando faria 71 anos: ao acessar a página inicial do buscador, o desenho de Lafond é exibido no doodle. O artista faleceu em 2003, vítima de problemas cardíacos.
Nascido em 29 de março de 1952, em Nilópolis, no Rio de Janeiro, foi um dos nomes mais conhecidos no país entre as décadas de 1980 e 1990, rompendo estereótipos e ocupando lugares importantes na TV brasileira.
Lafond estudou balé clássico e dança africana e trabalhou como dançarino por mais de 10 anos. Se apresentou desde clubes e boates cariocas até casas de shows nos Estados Unidos e Europa.
Depois, se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1974, ingressou o corpo de balé do “Fantástico”, da TV Globo.
A partir de então, participou de quadros e programas humorísticos da emissora, como “Viva o Gordo”, em 1981, e a novela “Sassaricando”, de 1987. Em 1989, interpretou o lendário personagem Madame Satã em “Kananga do Japão”, na TV Manchete, e ingressou para o elenco de “Os Trapalhões” como Soldado Divino.
Mas foi a partir de 1992, em “A Praça é Nossa”, do SBT, que deu vida ao personagem de maior destaque de sua carreira: Vera Verão. Conhecido pelo bordão “Epa, bicha não!”, Lafond trabalhou no programa até 2002.
Embora tenha enfrentado dificuldades para ter o destaque merecido, por ser negro e assumidamente homossexual (em uma época em que isso não era comum), hoje ele é referência para a comunidade LGBTQIA+.
A vida de Lafond foi tema do musical “Jorge Para Sempre Verão”, dirigida por Rodrigo França, e ficou em cartaz entre janeiro e fevereiro desse ano. De acordo com a página oficial da peça, a produção voltará com novas apresentações em breve.