Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei Charles III chega à Alemanha para primeira visita ao exterior como monarca

    Chegando ao Aeroporto Brandemburgo de Berlim, na tarde desta quarta-feira (29), para o início de sua visita de três dias, monarca e rainha consorte foram recebidos com uma salva de tiros

    Lauren Said-Moorhouseda CNN

    O rei Charles III desembarcou na Alemanha com a rainha consorte nesta quarta-feira (29) para sua primeira visita de Estado ao exterior como monarca.

    Chegando ao Aeroporto Brandemburgo de Berlim, na tarde desta quarta-feira (29), para o início de sua visita de três dias, eles foram recebidos com uma salva de tiros quando dois jatos militares passaram voando.

    Autoridades alemãs cumprimentaram o rei e a rainha consorte quando eles desceram do avião.

    A viagem deveria ter começado no último domingo, na França, mas a primeira etapa foi cancelada em meio a greves e protestos civis no país devido às reformas previdenciárias do presidente Emmanuel Macron.

    O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e sua esposa, Elke Budenbender, estenderão o tapete vermelho para o monarca visitante.

    Eles receberão Charles e Camilla com uma cerimônia de boas-vindas com todas as honras militares no Portão de Brandemburgo, em Berlim. O casal real será posteriormente convidado de honra em um banquete de estado no Schloss Bellevue, a residência oficial do presidente alemão.

    “Para ele e, obviamente, para todos os britânicos, quero dizer que nós na Alemanha, na Europa, desejamos relações próximas e amigáveis ​​com o Reino Unido mesmo depois do Brexit”, disse Steinmeier em uma mensagem de vídeo antes da viagem, segundo a Reuters.

    Multidões – algumas segurando bandeiras ou usando coroas reaproveitadas do Burger King – se reuniam no Portão de Brandemburgo horas antes da chegada do rei.

    Nesta quinta-feira, Charles discursará no Bundestag, a câmara baixa do parlamento alemão. Ele então conhecerá alguns refugiados ucranianos que buscaram refúgio na Alemanha da invasão russa em casa.

    No dia seguinte, o rei e a rainha consorte viajarão para Hamburgo, onde visitarão o St. Nikolai Memorial, uma igreja que foi fortemente danificada pelo bombardeio dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

    Enquanto estiver lá, o rei e o presidente alemão depositarão coroas de flores como parte de uma curta cerimônia de lembrança.

    Apesar do atraso no início, os objetivos da viagem continuam os mesmos. Viajando a pedido do governo britânico e a convite do presidente alemão, o rei espera renovar e estreitar os laços após a saída do Reino Unido da União Europeia.

    “É também uma chance de olhar para frente e mostrar as várias maneiras pelas quais nossos países estão trabalhando em parceria, seja para enfrentar as mudanças climáticas; responder ao conflito na Ucrânia; aproveite as oportunidades de comércio e investimento ou compartilhe o melhor de nossas artes e cultura”, disse o Palácio de Buckingham em um comunicado anunciando a visita de estado no início deste mês.

    Charles visitou a Alemanha pela última vez como Príncipe de Gales em 2020 para marcar o Dia Nacional de Luto do país pelas vítimas da guerra.

    Tópicos