Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Binance é acusada de permitir negociação de criptoativos sem registro nos EUA

    CFTC alega que maior exchange de criptomoedas do mundo e seu CEO violaram leis comerciais do país

    Allison Morrowda CNN , Nova York

    Nos Estados Unidos não há permissão para negociar derivativos de criptografia. Uma grande plataforma internacional para esse tipo de negociação também não pode permitir que os norte-americanos os negociem, caso não tenham se registrado em um regulador federal, conhecido como Commodity, Comissão de Negociação de Futuros, ou CFTC.

    Hoje, esse regulador processou a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, por supostamente permitir isso.

    A CFTC alega que a Binance e seu CEO violaram as leis comerciais dos EUA, entre outras coisas, treinando secretamente clientes “VIP” no país sobre como escapar dos controles de conformidade.

    A comissão, que regula o comércio de derivativos nos EUA, disse que a empresa e seu CEO, Changpeng Zhao, “instruíram seus funcionários e clientes a contornar os controles de conformidade para maximizar os lucros corporativos”.

    A CFTC não pode apresentar acusações criminais, mas pode buscar multas pesadas e potencialmente proibir a Binance de se registrar nos EUA no futuro.

    A exchange de criptomoedas disse que o processo foi “inesperado e decepcionante”, acrescentando que fez “investimentos significativos” nos últimos dois anos para garantir que os investidores americanos não estivessem ativos na plataforma.

    Quando a notícia do processo foi divulgada na segunda-feira, Zhao, conhecido como “CZ”, twittou o número 4, apontando para uma parte de uma declaração anterior: “Ignore FUD, notícias falsas, ataques, etc.” (FUD é um acrônimo comumente usado entre o pessoal da criptografia que significa “medo, incerteza, dúvida”.)

    A Binance há muito argumenta que não está sujeita às leis dos EUA porque não possui uma sede física na América. Ou em qualquer lugar, na verdade – CZ afirma que a sede da empresa está onde quer que ele esteja a qualquer momento, “refletindo uma abordagem deliberada para tentar evitar a regulamentação”, segundo o processo da CFTC.

    Foto grande

    O processo da CFTC certamente não é uma boa notícia para a Binance ou para as criptomoedas de forma mais ampla. Mas não é exatamente o que foi o colapso do FTX, ou mesmo o derretimento do Terra/Luna.

    Os preços do bitcoin e do ethereum, as duas criptomoedas mais populares, caíram mais de 3% na segunda-feira. Ou seja, era apenas mais um dia negociando moedas virtuais.

    Talvez a parte mais significativa do processo seja a maneira como a CFTC denuncia em voz alta um dos segredos mais mal guardados de toda a criptografia: não apenas os clientes dos EUA estão obtendo acesso a derivativos de criptografia offshore arriscados, que eles não deveriam ter permissão para acessar, mas também é muito fácil fazer isso.

    Tudo o que alguém precisa é de uma VPN, porque os derivativos criptográficos são apostas alavancadas em ativos altamente instáveis.

    O resultado provável, disse Timothy Cradle, especialista em conformidade e regulamentação de criptomoedas do Blockchain Intelligence Group, será que a Binance acabe pagando “centenas de milhões de dólares” em multas e seja impedida de registrar uma bolsa de derivativos no futuro.

    Isso é “um golpe terminal para os usuários de seu serviço localizados nos EUA e um impacto significativo na receita da Binance”, já que o processo alega que os usuários do país representam 16% da receita do produto derivativo da companhia.

    As notícias de segunda-feira adicionam mais uma camada de escrutínio regulatório sobre os maiores players de cripto. O Internal Revenue Service e a Securities and Exchange Commission também estão investigando a Binance, conforme a Bloomberg.

    Enquanto isso, a Coinbase, a maior exchange de criptomoedas listada nos EUA, recebeu o chamado aviso de Wells (normalmente um precursor da ação de execução) da SEC na semana passada por possíveis violações da lei de valores mobiliários.

    A indústria de criptomoedas no início deste mês perdeu duas de suas maiores conexões com o mundo financeiro convencional – Silvergate e Signature Bank.

    Em suma, não é um ótimo mês para o segmento que está perpetuamente forçando a credibilidade.

    Tópicos