Utah é o primeiro estado americano a restringir redes sociais para menores
Projetos de lei, aprovados no início do mês, também visam facilitar processar as empresas de mídia social por danos
O governador de Utah, Spencer Cox, assinou na quinta-feira (23) duas leis destinadas a restringir o uso de redes sociais por menores, tornando-se o primeiro estado dos Estados Unidos a exigir permissão dos pais para menores de 18 anos usarem plataformas como Instagram, TikTok e Facebook.
Os dois projetos de lei, aprovados no início deste mês pela legislatura controlada pelos republicanos de Utah, também visam facilitar processar as empresas de mídia social por danos.
O impacto das mídias sociais nas crianças tem sido objeto de um crescente debate nacional nos Estados Unidos, onde os provedores de serviços são amplamente protegidos da responsabilidade sobre seu conteúdo, de acordo com a Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações.
“Não estamos mais dispostos a permitir que as empresas de mídia social continuem a prejudicar a saúde mental de nossos jovens”, disse Cox, um republicano, em uma mensagem no Twitter.
Os projetos de lei, aos quais a indústria de tecnologia se opõe, exigem que todos os usuários enviem verificação de idade antes de abrir uma conta de mídia social. Menores de 18 anos que buscam uma exceção precisam da permissão de um dos pais.