PF prende homem por fraude no auxílio emergencial e encontra mais de R$300 mil escondidos
Investigação apontou que dinheiro era retirado das contas das vítimas que deveriam receber o benefício social
A Polícia Federal prendeu na cidade de Bacabal, no Maranhão, um homem suspeito de fraudar o auxílio emergencial e encontrou em sua casa cerca de R$ 300 mil em sacolas plásticas.
As investigações apontam que o dinheiro é ilícito e não declarado. A prisão é preventiva e sem tempo determinado.
A PF também apreendeu documentos falsos e equipamentos utilizados para falsificação, munições e pássaros da fauna silvestre, mantidos no local sem autorização.
Foram decretadas ainda medidas de sequestro de bens, como imóveis, e bloqueio judicial de contas do investigado para ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos.
A investigação apontou que os valores dos benefícios eram retirados das contas das vítimas e destinados ao pagamento de boletos bancários em nome do investigado.
O nome da operação, “Baluarte”, faz referência à residência do investigado, que chamava atenção por ser protegida por modernas câmeras de vigilância, em uma espécie de “fortaleza”.
O Auxílio Emergencial foi um benefício financeiro criado pelo Governo Federal durante a gestão de Jair Bolsonaro para garantir renda mínima aos brasileiros em situação vulnerável durante a pandemia da Covid-19.