Confirmação do Maracanã para final da Libertadores 2023 anima turismo
Parceira da Conmebol espera edição histórica com retorno do público e potencial da cidade
Na última semana, num movimento estratégico, a Conmebol surpreendeu o mercado ao anunciar o Rio de Janeiro como sede da grande final da Libertadores 2023.
Embora a data ainda não esteja confirmada, a expectativa é que o novo campeão da competição seja conhecido em novembro.
Mas com o anúncio do Maracanã como palco, os torcedores sul-americanos já começaram desenhar a viagem para a “Cidade Maravilhosa”.
A escolha de uma cidade brasileira como sede tem alguns motivos. Após relatos de torcedores com dificuldades logísticas em Guayaquil, no Equador, sede da final de 2022, a definição traz garantia de estrutura turística e esportiva prontas para receber grandes eventos.
O Rio recebeu os Jogos Olímpicos de 2016, a Copa do Mundo de 2014 e as edições da Copa América de 2019 e 2021.
Apesar de essa não ser a primeira vez que o Maracanã sedia a decisão da competição continental, ela marca o retorno do público.
Quando o Palmeiras superou o Santos em 2021, as arquibancadas estavam vazias já que a pandemia da Covid-19 proibiu a presença de torcedores.
“É um grande acerto da Conmebol. O Rio tem a hospitalidade em seu DNA, é um lugar acostumado a receber turistas e eventos esportivos grandiosos. Isso sem contar as datas que já estão no calendário global, como Carnaval e Réveillon”, celebra o VP e co-founder da Absolut Sport Brasil, Harry Collecta.
“A cidade já conta com toda infraestrutura turística necessária para isso. Como parceira oficial da Conmebol, adoramos a escolha, e vamos fazer a maior final da história da competição”, acrescenta.
A Absolut Sport é a agência oficial das finais da Conmebol Libertadores e Sul-Americana até 2024.
Além do atrativo esportivo, ele aposta também no potencial turístico da cidade para atrair não apenas torcedores dos clubes envolvidos na final.
“A decisão será o maior evento esportivo da América Latina neste ano. E ser no Rio de Janeiro impulsiona, alcança turistas do mundo inteiro que desejam vivenciar a experiência que é estar no jogo da glória eterna, na grande final da Conmebol Libertadores. Acredito que teremos muitos clientes com esse perfil: gostam de futebol e querem conhecer ou revisitar o Rio de Janeiro, e têm na decisão uma oportunidade”, conclui Collecta.