Entenda o que os problemas enfrentados pelo Credit Suisse e pelo SVB tem em comum
Bancos enfrentam problemas não relacionados que aconteceram simultaneamente, preocupando investidores com o setor bancário
Assim que o pânico sobre o sistema bancário dos Estados Unidos começou a se dissipar, uma nova explosão de ansiedade veio da Europa.
As ações do Credit Suisse caíram mais de 20% em Zurique, arrastando para baixo as ações dos bancos europeus. Os contratos futuros de ações dos EUA caíram na manhã desta quarta-feira, após subirem fortemente na terça-feira.
Qual é a conexão entre o Credit Suisse e o SVB? Eles estão enfrentando problemas não relacionados que aconteceram simultaneamente, preocupando os investidores com o setor bancário.
“O Credit Suisse tem sido um acidente de carro lento há anos”, escreveu Peter Boockvar, diretor de investimentos do Bleakley Financial Group. “Mas agora as notícias de hoje, é claro, estão acontecendo no vórtice do SVB.”
A “psicologia bancária global” já é frágil, disse Boockvar. Investidores de todo o mundo ficaram profundamente abalados com o colapso do Silicon Valley Bank e do Signature, tornando o setor bancário particularmente vulnerável a quaisquer sinais de problemas.
A bagunça do SVB fez com que as ações do Credit Suisse afundassem? Não de forma direta.
Mas vale ressaltar que os bancos europeus e americanos estão enfrentando um ambiente macroeconômico semelhante de taxas de juros repentinamente mais altas após uma década ou mais de taxas baixas (ou mesmo negativas).