Vendas no varejo caem 0,7% em fevereiro na comparação anual, mostra índice da Cielo
Esta foi a primeira retração do setor após 15 meses de alta
As vendas no varejo brasileiro caíram 0,7% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2022, já descontada a inflação, mostrou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta terça-feira (14).
Esta foi a primeira retração do setor após 15 meses de alta.
Segundo a Cielo, efeitos do calendário prejudicaram o resultado consolidado do mês — em especial o Carnaval. A alta adesão à folia fez com que boa parte do comércio fechasse, enquanto, em 2022, o repique da pandemia provocado pela variante Ômicron impediu que algumas cidades celebrassem a data, sem trazer maiores prejuízos para o varejo.
“Muitas cidades cancelaram o feriado no período tradicional em 2022. Este efeito pode ser observado quando olhamos o setor de Turismo e Transporte, que cresceu bastante, especialmente em cidades turísticas como Rio de Janeiro e Salvador”, disse o superintendente de dados e inovação da empresa, Vitor Levi.
Em termos nominais, que também analisam as receitas de vendas, houve alta de 6,7%. Para efeito de comparação, o número de vendas reais em janeiro subiu 4,9%; as nominais, 13,8%.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado acompanha, mês a mês, números de 1,1 milhão de varejistas credenciados à empresa.
Setores
Segundo o indicador, o macrossetor de “Bens Duráveis e Semiduráveis” apresentou queda de 7,3%; enquanto “Bens Não Duráveis e Serviços” tiveram alta de 1,7% e 0,9%, respectivamente.
Em Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento que mais contribuiu para a retração foi o de materiais de construção. Já em Serviços, turismo e transporte foi o segmento que mais ajudou o macrossetor.