PL busca nome moderado para disputa à prefeitura de São Paulo
Partido não exclui apoio à reeleição do atual prefeito, mas busca alternativa que considera ter maior viabilidade eleitoral
O PL, de Jair Bolsonaro, busca um nome de perfil moderado para a disputa à prefeitura de São Paulo em 2024.
A avaliação da cúpula do partido, baseada em pesquisas internas, é de que o lançamento de um nome mais afinado com o bolsonarismo teria pouca viabilidade na disputa eleitoral.
Em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu Jair Bolsonaro na capital paulista. Além disso, nomes de direita com perfil moderado tiveram mais êxito, como o governador Tarcísio de Freitas e o senador Marcos Pontes.
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no entanto, tem afirmado em conversas reservadas que não tem pressa para definir a escolha.
O dirigente do partido não exclui um eventual apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes, do MDB, mas defende apoio a um nome que poderia ter maior viabilidade eleitoral contra uma candidatura de Guilherme Boulos, do PSOL.
Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, hoje 60% da população paulistana não sabe o nome do atual prefeito de São Paulo. Nunes assumiu após a morte de Bruno Covas, em 2021.
Hoje, o deputado federal Ricardo Salles, do PL, é pré-candidato à sucessão municipal. O nome dele, no entanto, enfrenta resistência na cúpula do partido por seu perfil ser considerado mais radical.
Na sigla, são citados como nomes ideais o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf, do Republicanos, e o apresentador José Luiz Datena, do PSC. Os dois, no entanto, resistem a uma eventual candidatura.