Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eduardo Leite pede desculpas a Gilberto Gil por fala xenófoba de vereador gaúcho

    Governador do RS classifica discurso de vereador como “absurdo” e dá abraço em cantor; Sandro Fantinel fez ofensa xenófoba na Câmara de Caxias do Sul (RS)

    Da CNN

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), publicou em suas redes sociais neste domingo (5) vídeo em que pede desculpas ao cantor Gilberto Gil por episódio em que um vereador de seu estado fez ofensa xenófoba ao povo baiano.

    Na gravação, o tucano diz que Gil é um representante do povo baiano, classifica o ocorrido como “um absurdo” e pede um abraço ao cantor e compositor ao se desculpar.

    “A gente lamenta muito isso. E você é um representante, muito mais do que só da Bahia, do Brasil todo, mas a ‘baianidade’ que você tem aqui… eu vim aqui pedir desculpas por este absurdo que ele falou e destacar que isso não representa o povo gaúcho”, disse o governador.

    Na última semana, o vereador Sandro Fantinel (sem partido) “aconselhou”, em discurso na Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), produtores de vinícolas da região a não contratarem trabalhadores da Bahia.

    “Agricultores, produtores, empresas agrícolas que estão, eu vou dar um conselho para vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos, porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palmas”, afirmou.

    “[Os argentinos] São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro recebido”, completou.

    Eduardo Leite ainda ironizou o termo “gente lá de cima”, usado pelo vereador. Ele mencionou Gilberto Gil e a também cantora Maria Bethânia e destacou a riqueza do povo baiano.

    Além de conceder o abraço, Gil agradeceu Leite pelo gesto.

    Sandro Fantinel, será investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul por conta de sua fala. Serão duas linhas de investigação, uma civil e outra criminal.

    Ele também responderá um processo de cassação por quebra de decoro na Câmara Municipal de Caxias do Sul. O vereador foi expulso do partido Patriota.

    Publicado por Danilo Moliterno.

    Tópicos