Bolsonaro volta a questionar resultado da eleição em evento conservador nos EUA
”Tive muito mais apoio em 2022 do que em 2018. Não sei porque os números mostraram o contrário", disse ex-presidente no CPAC, maior evento conversador dos Estados Unidos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar o resultado das eleições presidenciais do Brasil, em evento conservador do qual participou neste sábado (4), nos Estados Unidos.
“Eu tive muito mais apoio em 2022 do que em 2018. Não sei porque os números mostraram o contrário”, disse na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês), em Maryland, nos Estados Unidos.
Bolsonaro de fato obteve mais votos na eleição presidencial de 2022 do que em 2018, como afirmou. Foram 400 mil votos a mais. No entanto, perdeu a eleição porque Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 2 milhões de votos a mais que Bolsonaro.
Assista acima à íntegra do discurso de Bolsonaro.
O discurso de Bolsonaro vai na mesma linha do usado pelo ex-presidente Donald Trump, também esperado para discursar neste sábado. Trump perdeu as eleições americanas para o democrata Joe Biden, em novembro de 2020.
Em seu discurso, Bolsonaro também defendeu a liberalização de armas, a política contra o aborto, o fim da ideologia de gênero e citou que a propriedade privada no Brasil está ameaçada.
Segundo um aliado de Bolsonaro, o ex-presidente citou temas que “unem” Brasil e Estados Unidos, conforme antecipado pela âncora da CNN Daniela Lima.
Bolsonaro também criticou ainda o atracamento de navios de guerra iranianos no Rio de Janeiro.
O presidente foi aplaudido após dizer que não forçou “ninguém a tomar vacina no Brasil”.
Bolsonaro está nos EUA desde dezembro do ano passado. Em entrevista recente ao Wall Street Journal, ele afirmou que pretende voltar ao Brasil em março.
*Publicado por Ligia Tuon