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    Análise: Novo aviso de Blinken a Pequim é sinal de deterioração das relações entre EUA e China

    Na advertência pública, secretário de Estado dos EUA sublinhou que armar as forças de Moscou causaria sérios problemas à China em todo o mundo

    Stephen Collinsonda CNN

    Os Estados Unidos alertaram nesta terça-feira (28) que visariam empresas chinesas ou pessoas envolvidas em qualquer esforço para enviar ajuda letal à Rússia para a guerra na Ucrânia, ressaltando um confronto cada vez mais profundo com a superpotência rival.

    Na advertência pública mais específica sobre o assunto a Pequim até agora, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sublinhou que armar as forças de Moscou causaria sérios problemas à China em todo o mundo.

    “A China não pode ter as duas coisas quando se trata da agressão russa na Ucrânia. Não pode apresentar propostas de paz por um lado, enquanto na verdade alimenta as chamas do fogo que a Rússia começou com o outro lado”, disse Blinken, no Cazaquistão.

    Autoridades dos EUA passaram os últimos 10 dias alertando que têm informações de que a China está considerando enviar ajuda letal à Rússia, causando fúria em Pequim e ressaltando como as já deterioradas relações diplomáticas estão sendo abaladas por crises quase diárias – de uma recente controvérsia sobre um balão de espionagem a uma disputa sobre as origens da Covid-19.

    Na noite de segunda-feira (27), a Casa Branca deu às agências federais um prazo de 30 dias para remover o TikTok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, de dispositivos federais. Ainda na terça-feira, um novo comitê seleto da Câmara realizará sua primeira audiência sobre a crescente rivalidade EUA e China.

    Em seus comentários mais claros sobre como os EUA responderiam se a China decidisse ajudar sua aliada Rússia, Blinken falou sobre punições para empresas chinesas que poderiam fazer com que Pequim pagasse um preço econômico.

    “Avisamos muito claramente a China sobre as implicações e consequências de fornecer esse apoio”, referindo-se a sua própria reunião com o principal diplomata chinês Wang Yi em Munique este mês, e às conversas do presidente Joe Biden com o presidente Xi Jinping na Indonésia, em novembro de 2022.

    “Não hesitaremos, por exemplo, em atingir empresas ou indivíduos chineses que violem nossas sanções, ou de outra forma envolvidos no apoio ao esforço de guerra russo”, disse ele.

    Novos confrontos – juntamente com as crescentes tensões entre as forças americanas e chinesas na Ásia e os crescentes impasses sobre Taiwan – estão dramatizando uma rivalidade de superpotências de longa construção e outrora teórica, que de repente é uma realidade diária.

    Essa relação cada vez mais conflituosa afeta várias áreas da vida americana – da economia à saúde pública. Abrange os desafios enfrentados pelos militares dos EUA, que estão em meio a grandes choques geopolíticos, como na Ucrânia, aos riscos representados pelos aplicativos projetados pelos chineses nos dispositivos eletrônicos que todos carregam em todos os lugares.

    Está alimentando a perigosa possibilidade de que os EUA e a China estejam presos em um deslizamento potencialmente desastroso em direção ao conflito, e representa sérios desafios para um sistema político norte-americano polarizado que luta para ter um debate racional sobre essas questões, sem cair em um jogo partidário de quem pode ser mais duro com a China. Essa superioridade apenas aprofunda um ciclo autoperpetuador de escalada entre os dois lados.

    É nessa atmosfera politizada que a Câmara dos Representantes, controlada pelo Partido Republicano, está estreando um novo comitê bipartidário sobre a competição com a China na noite desta terça-feira, assim como as tensões Washington-Pequim raramente foram piores.

    O trabalho do comitê será baseado na premissa de que, depois de anos tentando integrar a China pacificamente ao sistema global como um competidor e não um inimigo, os EUA estão mudando para uma postura mais dura na crença de que uma nova geração de líderes chineses está tentando desmantelar a ordem global e o direito internacional dos EUA.

    O deputado republicano Mike Gallagher, presidente do novo comitê, disse a Manu Raju, da CNN, que a audiência de terça-feira não se concentraria especificamente no drama mais recente – depois que o Departamento de Energia avaliou com pouca confiança que a pandemia de Covid-19 se originou de um vazamento de laboratório na China.

    Ele disse que a descoberta, que é uma visão minoritária entre as agências de inteligência dos EUA, poderia ser examinada em uma audiência futura, mas que ele queria mostrar aos americanos que a ameaça da China “não era apenas um problema de longe, que é bem aqui”.

    “Queremos entender o que erramos sobre o Partido Comunista Chinês e o que precisamos entender sobre isso daqui para frente, a fim de acertar nossa política”, disse o republicano.

    No domingo, no CBS News, Gallagher alertou: “Podemos chamar isso de competição estratégica, mas não é uma partida de tênis. Trata-se do tipo de mundo em que queremos viver”, disse ele.

    O comitê pode ser uma das poucas áreas em que um Congresso dividido – e potencialmente a Casa Branca – podem encontrar um terreno comum. O governo Biden reforçou a já dura postura em relação à China que o ex-presidente Donald Trump adotou em sua presidência.

    Biden, por exemplo, assinou no ano passado uma nova lei que permitirá ao governo gastar US$ 200 bilhões em uma tentativa de reivindicar a liderança da indústria de chips semicondutores – um setor crítico que pode decidir a corrida econômica entre os EUA e a China.

    Controvérsia da origem do Covid-19 inicia nova guerra de palavras

    A nova controvérsia sobre as origens da Covid-19 é um estudo isolado de muitas das forças que afetam as relações EUA-China, incluindo a desconfiança dos EUA no Partido Comunista Chinês e o desejo de seu líder Xi Jinping de preservar seu prestígio.

    As demandas dos EUA por informações sobre as origens da pandemia mostram como a China está se recusando a seguir as regras globais – neste caso, permitindo investigações virológicas de acompanhamento. Tudo isso apenas exacerba a reação intensa em Washington e, por sua vez, destrói as falhas políticas dos EUA.

    Não há consenso dentro do governo dos EUA sobre as origens da pandemia. As agências de inteligência permanecem divididas sobre se começou com a transmissão de animal para humano em um mercado de Wuhan ou se originou em um vazamento viral de um laboratório chinês.

    “Há uma linha de fundo aqui, que é que nem vazamento de laboratório, nem transbordamento – ou seja, origem animal – pode ser descartado. Não temos informações definitivas”, disse Tom Frieden, ex-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Não demorou muito para os republicanos reivindicarem a vitória política na sequência do relatório do Wall Street Journal sobre novas informações de inteligência, levando o Departamento de Energia a acreditar que um vazamento de laboratório era o culpado.

    O senador republicano Tom Cotton, de Arkansas, twittou: “Vazamento do laboratório da China prova que está certo não importa. O que importa é responsabilizar o Partido Comunista Chinês para que isso não aconteça novamente”.

    Tais declarações definitivas, baseadas em uma avaliação, não reconhecem que a comunidade de inteligência dos EUA ainda está dividida sobre o assunto.

    Alguns republicanos há muito procuram provar que o vírus foi uma conspiração da China para desencadear o contágio no mundo, e muitos parecem estar buscando uma explicação para a pandemia que possa mascarar a negligência de Trump em lidar com ela.

    Mas mesmo que o vírus tenha surgido de um laboratório, isso não significa que foi necessariamente feito pelo homem ou que o resto do mundo foi deliberadamente exposto.

    O Ministério das Relações Exteriores da China reagiu com raiva ao ressurgimento da teoria do vazamento de laboratório em Washington, alertando que os americanos deveriam “parar de incitar discussões sobre vazamentos de laboratório, parar de difamar a China e parar de politizar a questão da origem do vírus”.

    De muitas maneiras, não importa se a falta de segurança em um laboratório na China ou a transmissão animal causou a pandemia que matou quase sete milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, e mais de um milhão nos EUA.

    Ambas as possíveis rotas de transmissão representam uma ameaça à humanidade e precisam ser abordadas, razão pela qual a falta de transparência da China sobre o assunto é potencialmente perigosa. A pandemia continua sendo um grande embaraço para a China, azedando sua mitologia nacional de uma poderosa potência em ascensão.

    Mas em Washington esta semana, a questão voltou a se transformar em uma desculpa para os republicanos atacarem cientistas e especialistas em saúde do governo e distorcerem uma narrativa sobre a Covid-19 que ainda apresenta grandes lacunas.

    O desafio para o novo comitê seleto, que está investigando especialmente a competição econômica e tecnológica com a China, será quebrar esse ciclo de politização para fornecer um exame útil das relações EUA e China, que possa resultar em recomendações políticas eficazes no futuro.

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