Ibovespa fecha rondando a estabilidade após sessão volátil; dólar sobe a R$ 5,21
Pregão foi marcado por anúncio antecipado do Ministério da Fazenda sobre reoneração dos combustíveis a partir de quarta-feira (1º), e índice termina no campo negativo
O Ibovespa terminou rondando a estabilidade nesta segunda-feira (27), registrando baixa de 0,08%, aos 105.711,05 pontos, após sessão com sobe e desce ao longo do dia e marcada pelo anúncio do Ministério da Fazenda sobre a volta da cobrança de impostos federais sobre os combustíveis nesta semana após o final do prazo da desoneração.
O principal índice da B3 operava em queda, mas inverteu o sinal após o anúncio sobre a reoneração. O início do pregão também foi no campo positivo, com o índice aproveitando o viés positivo dos futuros americanos e das bolsas europeias e tentava se recuperar da queda de mais de 3% na semana passado.
As ações de Petrobras refletiram o anúncio e passaram a subir. As PNs fecharam com valorização de 0,69% e as ONs de 1,66%, mas chegaram a 2,5% e 2,4% de valorização, respectivamente, logo após a notícia sobre a volta dos impostos sobre combustíveis.
Já o dólar fechou em alta de 0,16% nesta segunda-feira (27), cotado a R$ 5,207.
O Banco Central fez neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de abril de 2023.
(Com informações de Thais Herédia, da CNN, e da Reuters)