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    A tábua de salvação por trás das ferrovias da Ucrânia

    Mais de 200 missões diplomáticas estrangeiras chegaram ao país de trem desde a invasão russa

    Julia Buckleyda CNN

    O “Rail Force One” foi o trem noturno que levou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma odisseia diplomática de Przemyśl Główny, na Polônia, até Kiev, para sua histórica visita à Ucrânia, pouco antes do primeiro aniversário da invasão russa ao país.

    A viagem noturna de 10 horas foi um desafio ultrassecreto e de alta segurança para a Ukrzaliznytsia, ou Ferrovias Ucranianas – a operadora estatal da rede ferroviária da Ucrânia.

    Com as ligações aéreas comerciais para a Ucrânia canceladas e os céus muito perigosos para levar políticos para dentro e fora do país, a rede ferroviária se tornou a rodovia diplomática do país. Mais de 200 missões diplomáticas estrangeiras chegaram ao país de trem até agora.

    Líderes mundiais, incluindo o canadense Justin Trudeau, o britânico Rishi Sunak, o francês Emmanuel Macron e a italiana Giorgia Meloni pegaram o trem para Kiev.

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é um usuário regular da rede ferroviária em suas missões diplomáticas no exterior.

    Mas há mais nas ferrovias do que “Rail Force One”, como o trem de Biden foi apelidado. A viagem de alto perfil do presidente dos EUA destacou a vasta rede ferroviária da Ucrânia que, com mais de 24.000 quilômetros, é a 12ª maior do mundo.

    A Ukrzaliznytsia é o sexto maior transportador ferroviário de passageiros do mundo e o sétimo de carga, construída pela primeira vez nos tempos pré-soviéticos.

    Enquanto as forças da Ucrânia destruíram as ligações transfronteiriças com a Rússia, a rede ferroviária ainda se conecta com outros países – embora os diferentes calibres signifiquem que os trens geralmente não podem cruzar a fronteira. Para lidar com isso, no ano passado, foram reconstruídos trechos de linhas anteriormente extintas para países vizinhos, incluindo Moldávia, Polônia e Romênia.

    Não se trata apenas de facilitar as viagens dos passageiros. É crucial para o frete – e para grande parte do mundo, que depende da produção ucraniana, incluindo grãos.

    Em 2022, 28,9 milhões de toneladas de grãos foram transportadas pelas ferrovias, a maior parte exportada. No total, pouco menos de 60 milhões de toneladas de mercadorias foram exportadas da Ucrânia, segundo a Ukrzaliznytsia. No total, a empresa transportou 17,1 milhões de passageiros em trens de longa distância em 2022.

    “Antes da guerra, tínhamos aviões, carros, ônibus e trens”, disse o CEO da Ukrzaliznytsia, Alexander Kamyshin, à CNN. “Agora temos trens e carros, nada de aviões. E somos um país grande. Portanto, para ir de Kiev ao oeste, sul ou leste da Ucrânia, os trens noturnos são a melhor maneira de fazer isso. Você vai para o trem tarde da noite, viaja a noite toda e de manhã está na cidade que precisa estar. Então você não perde tempo. Era confortável antes da guerra e agora é confortável e seguro. Os trens são muito importantes.”

    A maioria das fotos que vimos no ano passado das ferrovias ucranianas são de refugiados. A Ukrzaliznytsia diz que ajudou quatro milhões a ficarem seguros em 2022, um quarto dos quais eram crianças.

    Alguns trens também foram reconfigurados como instalações médicas. Cerca de 2.500 civis foram evacuados para tratamento médico via ferrovia no ano passado. A rede também transportou cerca de 336 mil toneladas de ajuda humanitária.

    É uma responsabilidade imensa para Kamyshin, que começou a trabalhar na empresa seis meses antes da invasão da Rússia.

    “Juntei-me ao problema de desenvolver a empresa, dar luz verde a novos projetos, renovar a frota e tudo se resumia a construir e construir, e adquirir coisas novas. Mas há um ano tivemos que mudar para tempo de guerra e trilhos de guerra”, diz ele.

    Trens que funcionam no horário

    Talvez a parte mais extraordinária da jornada de Biden à Ucrânia tenha sido a luz que lançou sobre a facilidade com que a Ukrzaliznytsia opera.

    Kamyshin pediu desculpas em um tweet, por causa da jornada complexa de Biden, “apenas 90% de nossos trens funcionaram no horário ontem”. Isso causou risos vazios de Biden, onde a Amtrak é famosa por seus trens de passageiros que funcionam tarde.

    Os últimos números de desempenho pontual da Amtrak , olhando para junho de 2022, mostram que, em média, pouco mais de 22% dos trens rodaram no horário nos EUA. Algumas áreas inverteram as estatísticas da Ucrânia, com mais de 90% dos trens chegando atrasados.

    No Reino Unido – que enviou dois primeiros-ministros à Ucrânia de trem – apenas 67,7% dos trens circulam no horário, de acordo com os dados mais recentes. Isso não é surpresa para os ucranianos. Os serviços ferroviários sempre foram excelentes, diz Alla Penalba, residente em Kiev.

    “Sempre peguei o trem quando viajo pela Ucrânia”, diz ela. “É conveniente – você embarca à noite e pela manhã está do outro lado do país. Mesmo antes de 2014 [quando a Rússia invadiu a Crimeia] a viagem de Kiev para a Crimeia era mais conveniente de trem. Demorou 20 horas, mas você se sentou e depois foi dormir – foi bem confortável.”

    Penalba diz que, como as companhias aéreas de baixo custo entraram na Ucrânia mais tarde do que no resto da Europa, o país manteve sua rede de trens noturnos, com voos domésticos limitados.

    “Eu poderia voar de Kiev para Odesa, mas ainda assim pensaria, OK, preciso ir ao aeroporto com duas horas de antecedência, se você mora no lado oposto de Kiev, pode levar uma hora para chegar lá – então são três horas mais o voo. Em última análise, é mais conveniente pegar o trem às 23h, dormir e chegar às 7h”.

    Melhor que seus vizinhos

    Penalba deixou Kiev com sua família no segundo dia da invasão de 2022, dirigindo para a França, de onde é seu marido. No entanto, ela voltou sozinha no verão para cuidar de assuntos pessoais e ver se era seguro voltar.

    A caminho da Ucrânia, ela pegou um voo para a Polônia e depois um ônibus para Kiev: “Uma experiência terrível, detesto longas viagens de ônibus”. Na volta, ela pegou o trem noturno para a Polônia: “Foi a melhor experiência em dois dias de viagem”.

    Quando a família voltou para Kiev, em agosto de 2022, eles pegaram novamente o trem da Polônia, conseguindo um compartimento de segunda classe com quatro camas para ela, seu marido e seus dois filhos. Seu único estresse? O trem polonês atrasou três horas. Ao contrário do ucraniano.

    ‘Melhor do que as ferrovias da Alemanha’

    Os visitantes do país ficam igualmente maravilhados – a começar pelo marido de Penalba, que se mudou da França em 2015.

    “Ele está sempre dizendo que os trens ucranianos são muito bons em comparação com os da França”, diz ela. “Ele não usava trens lá porque eram muito caros. Aqui eles são acessíveis para todos.”

    Um trem transfronteiriço para a Polônia custa cerca de 50 euros (cerca de US$ 53) para uma cama reclinável em um beliche de segunda classe para quatro pessoas, e Penalba diz que as rotas domésticas são ainda mais baratas – cerca de 15 a 30 euros.

    Koen Berghuis, editor-chefe do site de viagens especializado em trens, Paliparan, é outro fã. Radicado na Romênia, o holandês faz cerca de meia dúzia de trens de longa distância ou noturnos por mês e, antes da guerra, viajou para a Ucrânia mais de 10 vezes.

    Para ele, comparando a pontualidade, o sistema ferroviário da Ucrânia é “melhor que o da Alemanha”.

    “Eles estão fazendo um trabalho notável – mesmo agora, os trens estão funcionando mais ou menos no horário”, diz ele.

    Surpreendentemente, Penalba avalia que o sistema ficou “mais eficiente” desde a invasão russa.

    Pedidos diplomáticos nas carruagens

    Políticos não viajam na terceira classe. Kamyshin não revela detalhes sobre o serviço que recebem, mas diz que “convidados de diplomacia de ferro”, como ele os chama, “geralmente passam mais tempo no trem do que na cidade”.

    “É por isso que a maneira como os tratamos é realmente importante, diz ele.”

    Mas não se trata apenas de tratá-los bem. Os trens também transmitem “as mensagens que gostaríamos de enviar a eles”, diz.

    “Somos delicados e sempre trataremos todos os nossos hóspedes de maneira adequada, mas essas coisas os ajudam a entender o que esperamos deles – como flores de íris ou roupas com estampa de oncinha.”

    Um vaso de íris foi colocado no trem para a visita do chanceler alemão Olaf Scholtz, que recentemente concordou em fornecer um sistema de defesa aérea chamado Iris-T. Para outro político, a equipe usava acessórios com estampa de oncinha, em homenagem aos tanques Leopard-2. Kamyshin não diz quem foi, mas a Polônia e a Alemanha também doaram tanques Leopard-2.

    Trilho como tábua de salvação

    As viagens de trem na Europa sempre foram populares, é claro, e a crise climática está tornando-o cada vez mais popular. Berghuis acha que a Ucrânia pode ensinar algumas coisas a outras redes ferroviárias.

    “A principal diferença para outros países europeus é a escala da Ucrânia como um país”, diz ele.

    No início do ano passado, ele pegou o trem noturno Rakhiv-Mariupol – a rota de trem de passageiros mais longa da Ucrânia antes da invasão russa. Com 1.806 quilômetros, levou pouco menos de 29 horas, atravessando 12 regiões.

    “Foi basicamente o mesmo que Amsterdã para Lisboa ou Atenas, ou Nova York para Kansas City”, diz ele.

    O tamanho da Ucrânia significa que sua “enorme” rede ferroviária “sempre foi uma tábua de salvação para os ucranianos – e é uma peça muito importante de infraestrutura”, diz ele.

    É por isso que os ucranianos estão entrando em ação se alguma linha for danificada durante o combate. Quando a cidade de Kherson, no sul, foi libertada, os trens voltaram a entrar na cidade apenas oito dias depois.

    “É muito importante para eles, para manter o país unido, para que as pessoas possam visitar familiares e amigos, para o frete e para a rede postal. Eles usam trens para entregar algumas pensões.

    “Também é para relações públicas, porque tudo é relações públicas em uma guerra – eles estão mostrando à Rússia: ‘Ei, mesmo nessas circunstâncias, conseguimos operar trens. Mesmo que não haja eletricidade, não importa, podemos usar locomotivas a diesel ou a vapor.’ Mas a rede ferroviária também é uma tábua de salvação em muito mais maneiras do que podemos imaginar.”

    Enquanto a Europa está passando por um “renascimento” de trens noturnos no momento, Berghuis diz que a Ucrânia é um ótimo exemplo de como administrar uma rede de trens noturnos.

    Geralmente há três classes para um dorminhoco, diz ele, com cada carruagem tendo seu próprio acompanhante. Eles estão lá para fornecer roupas de cama aos passageiros, receber pedidos de lanches e chá e garantir que os passageiros entrem e saiam nas estações certas. Mas eles também estão lá por segurança – especialmente importante quando você está dormindo em uma cabine aberta com 50 camas.

    Sim, mais ou menos 50 – é o que você ganha nos vagões de terceira classe, que são essencialmente vagões com beliches que funcionam como assentos durante a parte diurna da viagem.

    “Os atendentes ficam de olho em todos em seu vagão – eles têm orgulho do que fazem”, diz Berghuis. Não que eles realmente precisem. Ele diz que os vagões de terceira classe são “parte da diversão, com pessoas felizes em compartilhar comida, histórias, experimentar e conversar – mesmo que seja com gestos”.

    A segunda classe oferece um espaço em um couchette de quatro camas, enquanto a primeira classe é mais sofisticada.

    As estações também merecem uma visita, diz Berghuis, que destaca Kiev e Lviv como duas das mais belas estações históricas da Europa e adora Odesa por sua “vibração de férias à beira-mar”.