Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil vive, sim, inflação de demanda, diz ex-diretor do BC sobre fala de Lula

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira, Lula defendeu que não é a demanda aquecida no país a maior responsável pela alta dos preços e que, por isso, os juros não devem ser mantidos em patamares tão elevados

    Da CNN

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que não é a demanda aquecida no país a maior responsável pela alta dos preços e que, por isso, os juros não devem ser mantidos em patamares tão elevados.

    Segundo o presidente, “aumentar juros é importante quando se tem uma inflação de demanda, se você tem uma sociedade consumindo demais, então você aumenta os juros para você diminuir o consumo, mas não é o caso do Brasil”.

    Para o ex-diretor de política econômica do Banco Central Fabio Kanczuk, que atua hoje como head de macroeconomia da ASA Investments, esse discurso está equivocado.

    “O Brasil tem, sim, inflação de demanda. E não tem muito jeito, com inflação de demanda, tem que subir juros, a economia tem que desacelerar bastante para trazer de novo a inflação para um patamar razoável”, disse à CNN nesta sexta-feira (17).

    O economista explica que, quem defende o oposto, como fez Lula e outros economistas ligados ao Partido dos Trabalhadores, faz confusão com o que aconteceu no começo da crise da pandemia.

    “Em 2020 e 2021 havia um questionamento sobre os problemas de oferta, causados por gargalos nas cadeias de produção. Naquele momento, faltaram chips, por exemplo, o que elevou o preço dos carros. Mas essa discussão acabou já faz um tempo razoável, e, agora, todo mundo sabe que passamos por uma inflação de demanda”, diz.

    Veja entrevista completa no vídeo acima.

     *Entrevista produzida por Larissa Coelho, da CNN / texto publicado por Ligia Tuon

    Tópicos