Wall Street fecha em baixa com investidores preocupados com mais aumentos de juros
Na abertura, Dow Jones caía 0,40%, S&P 500 abriu em queda de 0,79%, enquanto Nasdaq Composite caía 1,44%
As ações de Wall Street caíram na manhã desta quinta-feira (16), depois que o relatório do Índice de Preços ao Produtor do governo dos EUA mostrou que os preços no atacado subiram mais rápido do que o esperado em janeiro.
O Dow caiu cerca de 250 pontos, ou 0,7%, no meio da manhã. O S&P 500 caiu 0,8% e o Nasdaq caiu 0,6%.
As notícias indesejadas sobre a inflação chegam apenas dois dias depois que os números do Índice de Preços ao Consumidor mostraram que os preços no varejo continuam acima das previsões.
Os fortes números das vendas no varejo na quarta-feira e outro declínio no número de pedidos semanais de auxílio-desemprego na quinta-feira aumentaram as preocupações de que a economia continue mais aquecida do que o Fed gostaria.
Os investidores também ficaram nervosos com os comentários da presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, sobre a inflação e a economia.
Mester, que atualmente não tem voto no Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central, disse que teria preferido que o Fed tivesse aumentado as taxas em meio ponto em vez de um quarto de ponto em sua última reunião.
“Os riscos ascendentes para a inflação e a experiência histórica sugerem para mim que os custos de afrouxar ou afrouxar prematuramente as políticas ainda superam os custos de exagerar”, disse ela em um discurso.
Em outras palavras, Mester acha que seria melhor para o Fed permanecer agressivo para garantir que as pressões inflacionárias não aumentem novamente. O Fed sempre pode fazer uma pausa, ou mesmo começar a cortar as taxas, uma vez que a inflação não seja mais uma preocupação.
“Se a inflação começar a cair mais rápido do que o previsto, podemos reagir adequadamente”, disse Mester.
Os comerciantes estarão ouvindo atentamente os comentários de dois outros membros do Fed que falarão ainda na quinta-feira.
O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, outro presidente de banco regional que não votou no FOMC este ano, fará um discurso esta tarde. Bullard, como Mester, tende a ser mais “hawkish”, o que significa que ele está mais preocupado com a inflação e inclinado a aumentar as taxas.
A governadora do Fed, Lisa Cook, que é membro votante do FOMC, também fará um discurso após o fechamento do mercado. Os investidores também estavam digerindo o último lote de lucros corporativos, que foram mistos.
As ações da Cisco, componente da Dow (CSCO), subiram depois que a gigante dos equipamentos de rede divulgou resultados sólidos. A fabricante de dispositivos de streaming de mídia Roku (ROKU) também disparou após fortes ganhos.
Mas as ações da gigante de mídia Paramount Global e da plataforma de comércio eletrônico Shopify (SHOP) caíram depois que as duas empresas decepcionaram os investidores com seus últimos ganhos e perspectivas.