Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações do Airbnb disparam 13% após divulgação de primeiro lucro anual

    Empresa também divulgou previsão de crescimento no mercado de viagens em 2023

    Chris Isidoreda CNN

    As ações do Airbnb dispararam 13,35% nas negociações desta quarta-feira (15), depois que o serviço de aluguel de casas divulgou seu primeiro lucro anual e previsão da retomada nas viagens em 2023.

    A empresa informou que ganhou US$ 1,9 bilhão em 2022, em comparação com uma perda de US$ 352 milhões no ano anterior. O fato de ter dado lucro não foi a surpresa, mas o resultado foi melhor do que o esperado. Os lucros do quarto trimestre de US$ 319 milhões foram muito superiores aos US$ 184 milhões previstos pelos analistas consultados pela Refinitiv.

    Mas foi a previsão da empresa sobre a força do mercado de viagens que foi um fator importante para impulsionar as ações. A empresa disse que espera receita no primeiro trimestre entre US$ 1,75 bilhão e US$ 1,82 bilhão, ante US$ 1,5 bilhão no ano anterior.

    O ganho de 13% no pregão do meio-dia colocou-o dentro da faixa impressionante do melhor ganho de um dia da ação, um aumento de 13,3% em 21 de fevereiro de 2021. A empresa abriu o capital em dezembro de 2020.

    “Estamos entusiasmados em ver a forte demanda contínua no primeiro trimestre de 2023”, disse a empresa em sua carta aos acionistas. “Estamos particularmente encorajados pelos hóspedes europeus que reservaram suas viagens de verão no início deste ano, os ganhos de participação de mercado que estamos vendo na América Latina, bem como a recuperação contínua na Ásia-Pacífico.”

    O Airbnb é uma das empresas que se beneficiam da demanda reprimida por viagens. As companhias aéreas dos EUA relataram um retorno à lucratividade no ano passado, após dois anos de perdas profundas devido à pandemia. A Associação Internacional de Transporte Aéreo prevê que a indústria aérea global retornará à lucratividade este ano.

    Mas custos significativamente mais altos para itens como passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros fazem com que os viajantes busquem economia ao fazer planos de viagem. Isso pode criar mais demanda por produtos como o Airbnb, em que as pessoas oferecem suas casas, ou às vezes quartos em suas casas, para alugar.

    Os preços mais altos enfrentados pelos consumidores também estão levando mais pessoas a procurar ganhar dinheiro extra alugando espaços que talvez não tenham alugado antes, disse o CEO Brian Chesky.

    “A renda suplementar que eles podem obter [através] de um Airbnb costuma ser alvo de críticas em tempos difíceis”, disse ele sobre o aumento de listagens que o site está vendo.

    Tópicos