Ucranianos resgatam mulher viva dos escombros 8 dias após o terremoto na Turquia
Resgate acontece cerca de 205 horas depois que um terremoto devastador atingiu a região
Uma mulher foi resgatada dos escombros de um prédio na província de Hatay, no sul da Turquia, por uma equipe ucraniana na terça-feira, cerca de 205 horas depois que um terremoto devastador atingiu a região, informou a CNN Turquia.
Seu resgate eleva o número de sobreviventes retirados das ruínas na terça-feira (14) para sete, oito dias depois de um dos piores terremotos da história moderna do país.
Nesta terça, equipes de resgate também retiraram um jovem de 18 anos e um homem com vida dos escombros – um dia depois de terem resgatado uma menina de 10 anos que se acredita estar enterrada há cerca de 185 horas.
Oito dias após o tremor e seus violentos tremores secundários, mais de 36.000 pessoas foram confirmadas como mortas e as histórias de sobrevivência estão se tornando poucas e distantes entre si.
Na segunda-feira (13), o chefe de ajuda das Nações Unidas, Martin Griffiths, disse durante uma visita à cidade de Aleppo, no norte da Síria, que a fase de resgate da resposta estava “chegando ao fim”.
“E agora a fase humanitária, a urgência de dar abrigo, atenção psicossocial, alimentação, escolarização e um sentido de futuro para essas pessoas, essa é a nossa obrigação agora”, disse ele.
Depois de anunciar o fim de sua operação de busca e resgate na semana passada, o grupo “Capacetes Brancos”, oficialmente conhecido como Defesa Civil da Síria, declarou na segunda-feira um período de luto de sete dias em áreas controladas por rebeldes no norte do país.
A ajuda internacional tem demorado a chegar às partes da Síria controladas pelos rebeldes, complicadas por anos de conflito e uma crise humanitária já existente que levou a dificuldades extras para os sobreviventes que carecem de comida, abrigo e remédios enquanto enfrentam condições de congelamento.
Na segunda-feira, a ONU saudou a decisão do presidente sírio, Bashar al-Assad, de abrir mais duas passagens de fronteira entre a Turquia e a Síria para permitir a entrada de ajuda no norte do país.