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    Filipinas diz que navio chinês apontou laser para uma de suas embarcações

    Episódio ocorreu semana passada; China disse que a guarda costeira conduziu ações de acordo com a lei

    Brad Lendonda CNN

    A Guarda Costeira das Filipinas acusou um navio chinês de apontar um laser de “grau militar” para alguns de seus tripulantes, cegando-os temporariamente, a bordo de um navio em águas contestadas do sul da China na semana passada.

    O navio chinês também “fez manobras perigosas” ao se aproximar a 137 metros do navio filipino, alegou a Guarda Costeira filipina em comunicado publicado em sua página oficial no Facebook, com fotos que supostamente mostram o feixe verde do laser.

    O incidente ocorreu em 6 de fevereiro perto de Ayungin Shoal, também conhecido como Second Thomas Shoal, na cadeia das Ilhas Spratly, conhecidas na China como Ilhas Nansha.

    A China reivindica “soberania indiscutível” sobre quase todos os dois milhões de quilomêtros quadrados do Mar da China Meridional, bem como a maioria das ilhas dentro dele.

    Isso inclui Spratlys, um arquipélago composto por 100 pequenas ilhas e recifes também reivindicados total ou parcialmente pelas Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan.

    As Filipinas chamam a área de Mar das Filipinas Ocidental e, em 1999, intencionalmente encalharam um navio de transporte da marinha, o BRP Sierra Madre, no Second Thomas Shoal, que ainda é tripulado por fuzileiros navais filipinos para fazer valer a reivindicação de Manila à área.

    No incidente de 6 de fevereiro, o navio filipino BRP Malapascua estava em uma missão para reabastecer o Sierra Madre quando foi desafiado pelo navio chinês, alegou o comunicado filipino.

    “O navio chinês iluminou a luz laser verde duas vezes em direção ao BRP Malapascua, causando cegueira temporária para sua tripulação na ponte.

    A embarcação chinesa também fez manobras perigosas ao se aproximar a cerca de 137 metros do lado de estibordo da embarcação”, disse o comunicado.

    “O bloqueio deliberado dos navios do governo filipino para entregar alimentos e suprimentos para nosso pessoal militar a bordo do BRP Sierra Madre é um flagrante desrespeito e uma clara violação dos direitos soberanos filipinos nesta parte do Mar das Filipinas Ocidental”.

    Em resposta,o ministério das Relações Exteriores da China disse que a guarda costeira conduziu ações de acordo com a lei.

    Supostos incidentes anteriores com laser

    Alegações de navios chineses mirando lasers como naves adversárias já surgiram antes.

    Em fevereiro de 2022, a Austrália alegou que um navio de guerra da Marinha do Exército de Libertação do Povo “iluminou” uma aeronave P-8A australiana, um avião de reconhecimento e guerra antissubmarina, enquanto sobrevoava o Mar de Arafura, a massa de água entre o Território do Norte da Austrália e o ilha da Nova Guiné ao norte.

    Na época, a China disse que as alegações australianas “não eram verdadeiras”.

    “A navegação normal do navio chinês em alto mar está em conformidade com as leis e práticas internacionais relevantes e é completamente legítima e legal”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.

    Em maio de 2019, pilotos australianos disseram que foram alvos várias vezes de lasers comerciais durante missões no Mar da China Meridional.

    Em um relatório em junho de 2018, oficiais militares dos EUA disseram à CNN que havia pelo menos 20 suspeitas de incidentes com lasers chineses no Pacífico oriental de setembro de 2017 a junho de 2018.

    O suposto incidente de 6 de fevereiro ocorreu poucos dias depois que Manila, que tem um tratado de defesa mútua com Washington, anunciou planos para permitir o acesso militar dos EUA a mais bases nas Filipinas.

    Em 2 de fevereiro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que a medida “aumentou a tensão na região e põe em risco a paz e a estabilidade regionais”.

    Os Estados Unidos não fazem reivindicações territoriais no Mar da China Meridional, mas os navios militares americanos operam rotineiramente na hidrovia de acordo com o direito internacional e a liberdade do alto mar.

    No ano passado, uma declaração do Departamento de Estado dos EUA mencionou especificamente Second Thomas Shoal ao pedir à China “para encerrar suas ações provocativas e respeitar o direito internacional no Mar da China Meridional”.

    Pequim estava “interferindo nos direitos soberanos filipinos dentro da zona econômica exclusiva filipina perto de Second Thomas Shoal”, disse o comunicado de 17 de junho de 2022.

    A declaração da Guarda Costeira das Filipinas na segunda-feira disse que os navios chineses também bloquearam uma missão de reabastecimento das Filipinas em Sierra Madre em agosto passado.

    O comandante da Guarda Costeira filipina disse que seu serviço não seria dissuadido por nenhuma ação chinesa no que afirma ser águas filipinas.

    “Apesar da manobra perigosa dos navios [chineses] muito maiores e de suas ações agressivas no mar, os navios [da Guarda Costeira das Filipinas] sempre estarão no Mar das Filipinas Ocidental para sustentar nossa presença e fazer valer nossos direitos de soberania”, Almirante Artermio M Abu disse.

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