Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    GM assina acordo exclusivo para produção de semicondutores nos EUA

    Interrupções no fornecimento dos produtos causou problemas na fabricação de automóveis nos últimos anos

    Peter Valdes-Dapenado CNN Business

    A General Motors assinou um acordo com o fabricante de tecnologia GlobalFoundries para fabricar semicondutores para vários de seus fornecedores de eletrônicos. Os componentes eletrônicos serão fabricados nas instalações da GlobalFoundries no norte do estado de Nova York.

    Os semicondutores são um componente importante de peças eletrônicas, como os módulos de computador necessários para fabricar automóveis.

    Interrupções no fornecimento de peças de computador, como microchips ou semicondutores, causaram problemas na fabricação de automóveis nos últimos anos, levando à redução do fornecimento de veículos novos e preços altos para carros, caminhões e utilitários esportivos novos.

    O relacionamento direto da GM com a GlobalFoundries dará à montadora um suprimento seguro de chips e ajudará a controlar os custos, disse o CEO Thomas Caulfield. A GM não terá de pagar margens de lucro a seus fornecedores de peças pela fabricação de semicondutores.

    É um acordo incomum em que a GM está contratando diretamente com uma empresa que fornecerá serviços de manufatura para empresas que, por sua vez, fornecem peças para a empresa.

    Sob este acordo, os vários fabricantes de componentes eletrônicos que fabricam peças para a GM usarão a GlobalFoundries para fabricar semicondutores para eles. Como fabricante, a GlobalFoundries pode fazer semicondutores de qualquer projeto para uma variedade de clientes diferentes, disse Caulfield.

    “É a capacidade que eles desejam na tecnologia que desejam, onde desejam com a melhor economia”, disse Caulfield em entrevista à CNN.

    A GlobalFoundries anunciou em julho passado que iria expandir suas capacidades de fabricação em torno da sede da empresa em Malta, Nova York.

    A empresa também possui recursos de fabricação de semicondutores em outros lugares nos Estados Unidos, incluindo Essex Junction, Vermont, e em outras partes do mundo, como Alemanha e Cingapura.

    No verão passado [no hemisfério Norte], o governo federal aprovou uma legislação para aumentar a fabricação de chips de computador nos Estados Unidos para que as empresas pudessem importar menos componentes de computador da China.

    O acordo também faz parte de um plano geral da GM para reduzir o número de chips diferentes necessários para construir veículos. As ações da empresa subiram 2% após o anúncio.

    “O contrato de fornecimento com a GlobalFoundries ajudará a estabelecer um fornecimento forte e resiliente de tecnologia crítica nos Estados Unidos que ajudará a GM a atender a essa demanda, ao mesmo tempo em que oferece novas tecnologias e recursos aos nossos clientes”, Doug Parks, vice-presidente executivo da GM encarregado de compras e cadeia de suprimentos, disse em um anúncio.

    As empresas se recusaram a dizer quanto dinheiro ou quantos semicondutores estão envolvidos no acordo. Eles também não disseram quanto tempo dura o acordo, além de descrevê-lo como “longo prazo”.

    Tópicos