EUA se preparam para tempestade de gelo com ventos brutais não sentidos há décadas
Acúmulo de múltiplas camadas de gelo e granizo levou a quedas de energia em quase 400 mil residências e empresas no Texas na manhã desta quinta-feira (2)
Enquanto centenas de milhares de pessoas permanecem sem energia no Texas nesta quinta-feira (2) em meio a temperaturas geladas e estradas congeladas, o Nordeste dos Estados Unidos está se preparando para uma rajada de ar gelado que os meteorologistas dizem que pode ser o mais frio em décadas.
O Texas tem sofrido o impacto de uma perigosa tempestade de gelo que despejou várias rodadas de granizo e chuva congelante, causando condições de risco de vida em rodovias de estados vizinhos, incluindo Oklahoma, Arkansas e a área de Memphis, no Tennessee.
Na quarta-feira (1), o Texas informou que uma terceira pessoa morreu durante a tempestade depois de perder o controle de seu caminhão em uma estrada gelada ao norte de Eldorado. Uma pessoa foi morta em um engavetamento de 10 carros em Austin, e outra morreu depois que seu carro capotou na cidade de Arlington, na área de Dallas, disseram as autoridades.
Embora esta quinta-feira deva trazer algum alívio da tempestade mortal à medida que as temperaturas sobem lentamente, o acúmulo de múltiplas camadas de gelo e granizo quebrou galhos de árvores e levou a quedas de energia em quase 400 mil residências e empresas no Texas na manhã de quinta-feira, de acordo com PowerOutage.us.
Isso significa que milhares de pessoas provavelmente não têm aquecimento ou água quente, pois o gelo cobre o solo.
Durante a noite e no início da quinta-feira, mais de 6 milímetros adicionais de gelo podem cobrir estradas já escorregadias, especialmente no centro e norte do Texas, sul de Oklahoma e Arkansas.
“Isso levará o acúmulo total de gelo da tempestade” em muitos locais, aumentando o risco de danos significativos às árvores e falta de energia, bem como estradas geladas e perigosas. Às vezes, o granizo também pode se misturar com a chuva gelada, o que aumentará as chances de gelo nas estradas”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.
Enquanto o Texas e a região centro-sul aguardam temperaturas mais altas, outra tempestade de inverno que se aproxima no nordeste levantou o alarme para os meteorologistas sobre a possibilidade de temperaturas do vento bem abaixo de -17ºC nesta sexta (3) e sábado (4).
“Este é um surto ártico épico e geracional”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia em Caribou, Maine. “A massa de ar descendo na área nesta sexta-feira até sexta-feira à noite é o ar mais frio atualmente no Hemisfério Norte.”
Há mais de 6.000 voos cancelados até agora esta semana
Até agora nesta semana, houve 6.236 cancelamentos de voos dentro e fora dos EUA, incluindo 703 cancelamentos até quinta-feira às 8h15 no horário local, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.