Senado segue acordo de aliados de Rodrigo Pacheco e elege nova Mesa Diretora
A eleição para todos os cargos foi feita após acordo das legendas que apoiaram a eleição de Pacheco
O Senado elegeu, nesta quinta-feira (2), por 66 votos a 12, os demais integrantes da Mesa Diretora da Casa, confirmando o acordo feito pelos partidos que apoiaram a eleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Foram eleitos: para a primeira vice-presidência, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB); para a segunda vice-presidência, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil); para a primeira secretaria, o senador Rogério Carvalho (PT); para a segunda secretaria, o senador Weverton Rocha (PDT); para a terceira secretaria, o senador Chico Rodrigues (PSB); e para a quarta secretaria, o senador Styvenson Valentim (Podemos).
A eleição para todos os cargos foi feita após acordo das legendas que apoiaram a eleição de Rodrigo Pacheco. O PL, que terá uma das maiores bancadas na Casa e foi derrotado na disputa pela presidência do Senado, apresentou o nome do senador Wilder Morais para a segunda vice-presidência, mas Morais retirou sua candidatura durante a sessão em nome de um acordo com as demais bancadas.
Esses senadores serão responsáveis pela direção dos trabalhos da Casa nos próximos dois anos.
A composição da Mesa Diretora não terá nenhuma mulher pelos próximos dois anos, o que provocou uma discussão no plenário da Casa e críticas por parte da bancada feminina. O acordo, porém, foi mantido e os sete integrantes da Mesa (contando o presidente do Senado) serão homens.