Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações do Spotify disparam com perspectiva positiva

    Empresa investiu pesado no seu negócio de podcast e audiolivros em 2022, com despesas operacionais crescendo duas vezes mais rápido do que a receita

    Por Supantha Mukherjee e Dawn Chmielewski, da Reuters

    O Spotify disse aos investidores nesta terça-feira (31) que reduzirá os gastos e trabalhará para se tornar eficiente após um ano de investimentos em tecnologia e conteúdo.

    O presidente-executivo, Daniel Ek, disse que o “ambiente macro” mudou drasticamente no ano passado, preparando terreno para apertar o cinto.

    “Em retrospectiva, provavelmente me empolguei um pouco e investi demais em relação à incerteza que vimos se formando no mercado”, disse Ek, em teleconferência de resultados trimestrais.

    O Spotify investiu pesado no seu negócio de podcast e audiolivros em 2022, com despesas operacionais crescendo duas vezes mais rápido do que a receita. Isso abriu caminho para o Spotify demitir 600 empregados neste mês e cortar outros custos.

    A empresa disse esperar que as margens brutas melhorem ao longo do ano, com o maior foco na eficiência e previsões de crescimento em usuários ativos mensais. O Spotify projetou que o número de ouvintes chegará a 500 milhões no trimestre atual.

    “Sempre soubemos que 2022 seria um ano de investimento e 2023 será um ano em que desaceleraríamos investimentos e, portanto, as despesas operacionais, enquanto a receita seguiria subindo”, disse o diretor financeiro, Paul Vogel, em entrevista.

    As ações da empresa subiam 10% nesta tarde.

    O número de usuários ativos mensais aumentou para 489 milhões no trimestre, superando a previsão do Spotify e as previsões dos analistas de 477,9 milhões, ajudados por campanhas de marketing e crescimento na Índia e na Indonésia.

    Os assinantes premium, que representam a maior parte da receita, aumentaram 14%, para 205 milhões, superando as estimativas de 202,3 milhões, segundo dados IBES da Refinitiv.

    O Spotify também espera que os assinantes premium atinjam 207 milhões no trimestre atual e uma receita de 3,1 bilhões de euros. Os analistas esperavam 202 milhões de assinantes e uma receita de 3,05 bilhões de euros.

    No ano passado, o Spotify traçou planos para obter 1 bilhão de usuários até 2030 e atingir uma receita anual de US$ 100 bilhões. Ele também prometeu retornos de alta margem de sua dispendiosa expansão para podcasts e audiolivros.

    A empresa investiu mais de US$ 1 bilhão na montagem de seu negócio de podcast, que hoje possui mais de 4 milhões de títulos. Mas esses investimentos atingiram as margens brutas.

    Ek disse aos investidores que espera ver melhorias à medida que o podcasting cresce e atrai mais receita de publicidade, e a empresa investe de maneira mais direcionada.

    “O Spotify vai dobrar as coisas que funcionaram bem e parar de fazer as coisas que não funcionam”, disse Ek à Reuters. “Estamos muito mais focados na eficiência.”

    Tópicos