Ministro das Relações Institucionais anuncia a criação de mesa permanente com estados e municípios
Alexandre Padilha participou de reunião com o presidente Lula e com governadores nesta sexta-feira (27); A mesa irá reunir as agendas federal, estadual e municipal para tratar de questões como serviços de saúde e proteção ambiental
O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha (PT) falou sobre pontos trazidos na primeira reunião com governadores e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27), em Brasília.
O ministro anunciou a criação de um conselho permanente da federação reunindo agendas das esferas federal, estadual e municipal para tratar de questões como acesso a serviços de saúde, proteção ambiental e “a construção de um ambiente econômico, seguro, com previsibilidade para que quem quiser investir no país, gerar emprego e renda”.
A mesa permanente terá um representante do fórum de governadores, 6 representantes dos governos estaduais e 6 representantes das três entidades nacionais de municípios (a frente nacional de prefeitos, a confederação nacional dos municípios e a associação brasileira dos municípios).
Padilha também anunciou a definição de um plano de investimento de obras comuns entre o governo federal, estados e municípios, liderado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Os governadores do consórcio terão 7 dias, entre 3 e 10 de fevereiro, para encaminhar seus projetos prioritários, como obras estruturantes e retomada de obras que estão paralisadas.
Na área da saúde, Padilha anunciou um investimento de R$ 600 milhões para a realização de um programa de redução de filas e cirurgias no SUS, com antecipação de R$ 200 milhões para que o recurso fique disponível já a partir de fevereiro.
(Publicado por Gustavo Zanfer)