Empresários do Brasil e Argentina discutem retomada de ambiente de negócios
Presidentes dos países, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Alberto Fernandez, participarão do encontro
Em visita à Argentina, um grupo de 300 empresários brasileiros e argentinos deve celebrar um acordo para a retomada do ambiente de negócios entre os dois países.
A lista de participantes inclui representantes da indústria, comércio, agricultura e outros setores com conexão com à Argentina. Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Argentina, Alberto Fernandez participarão do encontro.
Segundo dados atualizados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Argentina é o quarto principal parceiro comercial do Brasil, atrás da China, União Europeia e Estados Unidos.
Em 90 dias, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) pretende promover o encontro dos empresários para uma rodada de negócios para trazer de volta das relações comerciais.
Segundo a CNI, a participação brasileira nas importações argentinas reduziu 6,2% nos últimos 9 anos. A queda refere-se a perda, entre 2013, de 25,7%, para 19,5%, em 2022. Em contrapartida, a participação chinesa no comércio argentino aumentou 6,1% no mesmo período, chegando a 21,3% em 2022