Manutenção de investimento em infraestrutura deve reduzir desemprego, diz Inter
20,3% do valor captado por debêntures em 2022 foi destinado ao investimento em infraestrutura; tendência deverá aumentar produtividade e reduzir desemprego, segundo o banco
O Inter destacou que a tendência de aumento de investimento em infraestrutura pode reduzir a taxa de desemprego e aumentar a produtividade do país no médio e longo prazo.
Em relatório, o banco ressalta que 20,3% do valor captado por debêntures em 2022 foi destinado ao investimento em infraestrutura, o que, apesar de 4,4 pontos percentuais abaixo do registrado em 2021, é “significativamente superior à média de 2016-2020 de 14%”.
“Caso haja manutenção dessa tendência, esses investimentos deverão refletir em aumento de produtividade e em redução da taxa de desemprego de equilíbrio da economia no médio e longo prazo”.
Esse resultado, somado ao crescimento das captações, demonstra que nos últimos dois anos as empresas realizaram um investimento bastante expressivo em suas operações, ressalta o Inter.
Vale ressaltar que as debêntures foram responsáveis por 50% das emissões de renda fixa no ano passado, impulsionando o mercado de títulos privados, captando R$ 271 bilhões.